Pesquisar
Close this search box.

Artigos

Post: Vício é uma doença

Início
News
Post

Por que as pessoas que têm um vício não podem “parar” de usar drogas?

Recebemos muito essa pergunta. Às vezes, é difícil para amigos e familiares entenderem por que seu ente querido não pode simplesmente parar de usar a substância que os está prejudicando.

A razão pela qual é tão difícil para as pessoas que lutam contra o vício em drogas ou álcool é que não é apenas um hábito – é uma doença. Quando uma pessoa toma drogas ou bebe álcool durante um período de tempo, isso pode alterar seus circuitos cerebrais. Na verdade, o vício muda tanto a maneira como partes cruciais do cérebro funcionam que a pessoa tem muita dificuldade em parar de usar drogas ou álcool – mesmo quando quer.

Os pesquisadores chamam isso de “modelo de dependência de doença cerebral”. Eles veem o vício em drogas e álcool não como um problema causado por falta de força de vontade, mas como uma doença que precisa de tratamento.

O vício bate no seu cérebro

A pesquisa da ciência do cérebro mostrou que o vício prejudica o cérebro de pelo menos três maneiras:

  • Torna os circuitos de recompensa do cérebro menos sensíveis. Drogas viciantes fazem com que o cérebro libere dopamina, uma substância química que faz a pessoa sentir prazer. Se a pessoa continuar a tomar o medicamento ao longo do tempo, no entanto, o circuito pode ficar desequilibrado. Para obter a mesma recompensa que receberam quando usaram a droga pela primeira vez, eles precisam tomar quantidades maiores. E as recompensas naturais não dão mais prazer à pessoa, fazendo com que ela perca o interesse por coisas que antes gostava, como passar tempo com os amigos.
  • Aumenta a reação do cérebro ao estresse. Alguns circuitos cerebrais controlam nossas respostas a situações estressantes. No cérebro de uma pessoa com dependência, esse sistema de circuitos se torna hiperativo, fazendo com que as pessoas se sintam muito estressadas quando não estão usando drogas.
  • Enfraquece regiões do cérebro que ajudam uma pessoa a tomar boas decisões. A dependência de drogas também afeta o córtex pré-frontal, a parte do cérebro que ajuda a pessoa a tomar decisões e controlar seus impulsos. É como se o carro estivesse com os freios desgastados: mesmo que tentem parar e resolvam não tomar a droga novamente, podem não conseguir controlar seu impulso e tomar a droga de qualquer maneira.

Embora muitos fatores influenciem se uma pessoa se tornará ou não viciada em drogas ou álcool, os adolescentes estão especialmente em risco. O cérebro de uma pessoa não para de se desenvolver até os 20 e poucos anos; até então, os circuitos do cérebro são especialmente sensíveis aos efeitos das drogas.

Tratando a doença

Entender o vício como uma doença que altera o cérebro está ajudando os pesquisadores a desenvolver melhores tratamentos para ele. Muitas pessoas precisam de ajuda para superar o vício. Isso não significa que eles são fracos; significa que eles estão lutando contra uma doença difícil (mas não impossível!) de superar.

Fonte: NIDA FOR TEENS

×