Uso de drogas aumenta entre os adolescentes no país

by Thiago Biancheti

O adolescente brasileiro está usando mais drogas, tanto lícitas como ilícitas, e se protegendo menos nas relações sexuais. É isso o que aponta a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. O estudo, referente ao ano de 2015, foi realizado com estudantes concluintes do 9º ano em escolas públicas e privadas de todo o país, com idades majoritariamente entre 13 e 15 anos. De acordo com os resultados, o percentual de jovens que já experimentaram bebidas alcoólicas subiu de 50,3%, em 2012, para 55,5%; enquanto a taxa dos que já usaram drogas ilícitas subiu de 7,3% para 9%.

— Infelizmente, foi essa a constatação — disse o gerente da pesquisa, Marco Andreazzi. — Entre as drogas ilícitas, o percentual é pequeno, mas significativo. Mas com a bebida alcoólica, com mais da metade da população pesquisada já tendo experimentado, nós temos um problema grave.

Pela legislação brasileira, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas são proibidos para menores de 18 anos, mas os números revelam que a prática é bastante difundida entre os mais jovens. O problema é levemente mais grave entre as meninas, com 56,1% delas já tendo experimentado álcool, contra 54,8% entre os garotos.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/uso-de-drogas-aumenta-entre-os-adolescentes-no-pais-19996988#ixzz4IRzlHXow

Você pode se interessar também por:

Leave a Comment

×