PERDOE-SE POR SER UM VICIADO

by Thiago Biancheti
Perdoar

Você não acha que já era hora de perdoar-se por ser um viciado?
Quanto mais cedo você se perdoar, mais feliz você será. Eu conheci muitos viciados em recuperação, como eu, que pareciam não conseguir perdoar-se por serem viciados, mesmo depois de anos em tratamento. Nós nos tornamos tão acostumados a carregar essa culpa por aí que às vezes nem mesmo sabemos quanto isso realmente afeta nossas vidas. Afeta coisas como nosso valor próprio e aquilo que acreditamos merecer. Em consequência, deixamos escapar muitas oportunidades incríveis por não acreditar que as mereçamos. No final, isso impede que tiremos o melhor proveito de nossas vidas.


Nossa sociedade constantemente nos bombardeia com aquilo que significa ser um viciado e essas opiniões são cheias de estigmas, estereótipos negativos e preconceito. Essas opiniões são problemáticas por vários motivos, mas principalmente porque terminamos interiorizando-as. Associamos nossas opiniões negativas do que significa ser um viciado àquilo que somos como pessoas. Como resultado, nós nos sentimos imensamente culpados por sermos viciados e às vezes chegamos até a nos odiar. Nós nos tornamos inseguros e nos sentimos inferiores às pessoas que nos rodeiam. Nós somos mais do que nosso vício, porém aquilo em que acreditamos nem sempre é lógico.
Para que possamos nos perdoar por sermos viciados, precisamos recuperar o que significa ser um viciado. Somente os viciados em recuperação sabem o que é ser um viciado e somente nós deveríamos ser capazes de dar um significado a isso em nossas vidas. Punirmo-nos pelos erros que cometemos enquanto usamos é suficientemente severo, mas pelo menos com essa culpa nós podemos achar meios de compensar. Por outro lado, a culpa por ser viciado é insensata. Não existe tarefa que vá remover a culpa por sermos quem somos. Precisamos mudar nossa percepção dos rótulos que nós utilizamos para nos descrever. Ser um viciado em recuperação normalmente significa que:
– Somos pessoas inteligentes e capazes
– Aprendemos um monte com nossos erros
– A experiência nos ensinou habilidades valiosas para a vida
– Viciados em recuperação são sobreviventes
– Superamos expectativas e realizamos coisas surpreendentes
– Temos grande força de vontade e determinação
– Somos pessoas atenciosas e cheias de compaixão
– Acreditamos em segundas oportunidades
– Acreditamos que as pessoas podem mudar para melhor
– Não desistimos facilmente
Sermos viciados em recuperação nos ajudou a desenvolver grandes qualidades de que deveríamos nos orgulhar. Nós sobrevivemos a situações extremamente difíceis e nos tornamos pessoas muito capacitadas, mesmo que nem sempre saibamos disso. Os erros são, muitas vezes, os melhores professores e nós os cometemos aos montes. Nós sabemos a importância de dar uma segunda chance às pessoas porque ter uma segunda chance é importante para nós. Nós somos atenciosos e cheios de compaixão para com outras pessoas que estão lutando. Sermos viciados em recuperação nos permite encontrar a solidariedade de outros viciados em recuperação.
Precisamos deixar de acreditar que um viciado em recuperação seja uma coisa ruim. Cometer erros é normal; todo mundo comete. Lutar contra o vício não nos torna fracos ou tolos; torna-nos humanos. Qualquer pessoa capaz de superar o vício é uma pessoa forte. Ser um viciado em recuperação é um recurso e não alguma coisa de que devamos nos envergonhar. Vamos recuperar a palavra viciado e demonstrar algum orgulho pela recuperação.
Quem me acompanha?

Fonte: Addiction Unscripted

Você pode se interessar também por:

4 comments

Lílian Ap. Fonseca Ribeiro 28 de setembro de 2016 - 12:50

Bom dia. Não estou encontrando link pra fazer inscrição no congresso.

Reply
Thiago Biancheti 29 de setembro de 2016 - 14:52 Reply
Geisa 30 de outubro de 2016 - 15:52

Preciso de ajuda para ajudar meu filho

Reply
Ronaldo Risseto 8 de novembro de 2016 - 10:29

entre no site e procure a tecla LOCALIZE E encontre um grupo perto de sua casa….nao fique só

Reply

Leave a Comment

×