Novo estudo mostra que uso de maconha na adolescência pode atrapalhar o desenvolvimento do cérebro

by Thiago Biancheti

O consumo de maconha pode ser prejudicial ao cérebro humano durante a adolescência, de acordo com estudo publicado na última quarta-feira (16) pela Jama Psychiatry, uma das mais importantes do mundo na área. Segundo a pesquisa, o uso recreativo da planta pode afetar o desenvolvimento de áreas do cérebro responsáveis pelo controle das emoções.

A análise foi feita em adolescentes que usaram maconha durante um período de cinco anos, e também em jovens que afirmaram não usar a substância. Os cientistas observaram, através da ressonância magnética, sinais de redução da espessura dos córtices pré-frontais esquerdo e direito dos cérebros dos usuários da cannabis. Essas regiões fazem o controle de emoções positivas e negativas, respectivamente, com estudos associando as áreas com riscos maiores de depressão, problemas de atenção e até ideação suicida.

Os exames mostraram ainda que as mudanças cerebrais não começaram antes do início do uso da droga. Matthew Albaugh, co-autor do estudo, conta que as descobertas são evidências convincentes de que a maconha fumada é prejudicial para um cérebro que ainda está em desenvolvimento. “Mais pesquisas sobre o tópico são desesperadamente necessárias, principalmente devido ao aumento da tendência da legalização do uso recreacional da maconha”, diz o pesquisador.

O estudo está disponível no site da Jama Psychiatry.


Fontes: UPI e Canal Tech

Você pode se interessar também por:

Leave a Comment

×