Novo estudo mostra interação letal entre álcool e pandemia do coronavírus

by Thiago Biancheti

A Movendi International, um grande movimento global independente que defende o desenvolvimento por meio da prevenção do álcool, divulgou um relatório inovador que mostra uma interação letal entre o álcool e a pandemia do coronavírus. Veja abaixo a íntegra da apresentação e o link para download do estudo.


O álcool alimenta a pandemia de coronavírus de diferentes maneiras, a indústria do álcool explora a atual crise de saúde pública e muitos governos em todo o mundo falharam em proteger seu povo usando soluções de políticas de álcool baseadas em evidências como parte da resposta ao COVID-19 – de acordo com um novo relatório de pesquisa. A análise inovadora fornece, pela primeira vez, um quadro abrangente das dimensões individual, social e política da interação entre o álcool e a crise do coronavírus.

A crise do coronavírus trouxe à tona a carga de saúde, econômica e social que o álcool impõe às nossas sociedades ”, disse Kristina Sperkova, presidente internacional da Movendi International.

Vemos que os malefícios do álcool estão drenando recursos escassos de nossas comunidades e que o álcool sobrecarrega o sistema de saúde. Infelizmente, como mostra o relatório, poucos governos abriram os olhos – ainda – para essa realidade. ”

O relatório foi escrito por um grupo de renomados especialistas internacionais liderados por Harold Holder. Eles examinaram dados, reportagens da mídia e os primeiros estudos científicos desta situação em rápida evolução para compilar uma análise abrangente do que sabemos até agora sobre a contribuição do álcool para a pandemia, como a pandemia pode causar danos ao álcool, os efeitos da política do álcool (em ) ação e as atividades da indústria do álcool para capitalizar a atual crise de saúde pública.

O álcool é um amplificador chave da pandemia – de maneiras diferentes

O relatório detalha como o álcool alimenta a pandemia nos níveis individual e social. O álcool é um fator de risco para espalhar infecções e aumentar os riscos de complicações, ao mesmo tempo que causa outros problemas médicos e sociais que sobrecarregam os cuidados de saúde e outros serviços.

Os impactos fisiológicos do álcool enfraquecem o funcionamento do sistema imunológico e afetam uma variedade de órgãos, aumentando assim o risco de infecção viral, gravidade, recuperação e consequências em longo prazo.

Os contextos sociais centrados no álcool têm desempenhado um papel crucial nos eventos de ‘superdispersão’, amplificando o surto de coronavírus precocemente e, posteriormente, levando ao ressurgimento após o controle inicial.

O uso de álcool tem desempenhado um papel crucial na transmissão e propagação da pandemia do coronavírus, com importantes implicações sociais e econômicas.

As interações entre o consumo e / ou venda de álcool e COVID-19 representam claramente um grande desafio para a saúde pública.

Peso pesado do álcool nos serviços de emergência e no sistema de saúde

O relatório detalha como os malefícios do álcool impedem respostas eficazes à pandemia por parte dos sistemas de saúde que estão no limite.

O álcool contribui para mais de 400 variedades de doenças e lesões. Em média, o álcool contribui com 20% das lesões e 11,5% de todas as apresentações do departamento de emergência sem lesões.

Claramente, os efeitos nocivos do álcool estão colocando uma pressão considerável sobre os recursos de saúde escassos e sobrecarregados. Essa carga de álcool deve ser outra consideração importante na resposta à pandemia ”, insiste Sperkova. Mas nem todos os países tomaram medidas decisivas com a ajuda de soluções de políticas de álcool baseadas em evidências para reduzir rapidamente a carga de álcool durante a pandemia.

Kristina Sperkova, presidente internacional, Movendi International

Os pesquisadores mostram que declarar o álcool “essencial” – como algumas jurisdições fizeram – alimentou um grande número de outras doenças e lesões relacionadas ao álcool.

Mas os países que implementaram medidas de política de álcool baseadas em evidências viram reduções específicas nas internações em pronto-socorros e hospitais, além dos efeitos dos bloqueios.

Indústria do álcool explora crise para promover a agenda de desregulamentação de uma década

Em todo o mundo, a indústria do álcool trabalhou agressivamente durante a crise do COVID-19 para moldar o debate público sobre o papel do álcool na sociedade e influenciar a política de desregulamentação de seu mercado no atacado.

Analisando casos de todo o mundo, a equipe de pesquisa descobriu que os esforços de lobby da indústria do álcool têm procurado desfazer todos os elementos da política eficaz do álcool conhecida por reduzir a saúde e a carga social do álcool, por exemplo, buscando reduzir impostos, tornar o álcool amplamente disponível e remover as restrições sobre marketing.

O relatório alerta que as principais mudanças regulatórias que enfraquecem as políticas de álcool existentes ou aumentam a disponibilidade e acessibilidade do álcool serão difíceis de reverter e, portanto, provavelmente persistirão após a pandemia.

Principais recomendações para abordar o papel do álcool na pandemia

Existem soluções disponíveis para os governos reduzirem a carga do álcool e mitigar a pandemia por meio de medidas de política do álcool baseadas em evidências. Os pesquisadores fazem as seguintes recomendações:

  • Manter e melhorar as medidas de política do álcool;
  • Limitar a disponibilidade e acessibilidade do álcool e fazer uso de políticas de preços de álcool baseadas em evidências;
  • Garantir mensagens de saúde pública eficazes sobre álcool e COVID-19 por parte das autoridades de saúde;
  • Faça disposições clínicas e de tratamento para pessoas que enfrentam todos os tipos de problemas relacionados ao álcool; e
  • Aumentar o acesso a serviços de saúde mental, incluindo serviços online. 

Clique aqui para download do relatório “Álcool e a pandemia do coronavírus: perspectivas individuais, sociais e políticas  (em inglês)


Fonte: Movendi International.

Você pode se interessar também por:

Leave a Comment

×