Campinas, 21 de junho de 2022.
Queridos voluntários e parceiros do Amor-Exigente,
Paz e bem!
Reafirmando posições:
Tendo em vista a matéria sobre as Comunidades Terapêuticas apresentada anteontem (19/06) no programa Fantástico da Rede Globo, reafirmamos nossa crença nos métodos de atuação das mesmas como instrumento de recuperação para dependentes químicos. Os valores perdidos, como disciplina e cooperação precisam ser resgatados ou até implantados para que o comportamento de uso e abuso de substâncias lícitas ou ilícitas cessem. Acreditamos também que a vivência de uma espiritualidade pluralista seja condição indispensável para a recuperação.
Enquanto os portadores do TUS – Transtorno por Uso de Substâncias – recebe a chance de buscar sua sobriedade nessas comunidades, cremos também na importância da família buscar tornar-se uma família terapêutica para acolher as novas pessoas em recuperação que surgem, e esta meta pode ser alcançada com a frequência de grupos de auto e mútua ajuda como os que a Federação de Amor-Exigente (FEAE) administra.
Recomendamos também uma pesquisa de idoneidade da Comunidade Terapêutica escolhida junto às federações que chancelam como: Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT), Federação das Comunidades Terapêuticas Evangélicas (FETEB), Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas (CONFENACT); pois tais entidades fazem o trabalho de normatização e fiscalização de suas federadas.
No mais, lamentar que a matéria citada tenha focado em exemplos negativos que estão fora dos padrões nos quais cremos, generalizando como criminosas todas as Comunidades Terapêuticas.
Força, fé e alegria!
Luiz Fernando Cauduro
Presidente da Diretoria Executiva da
Federação de Amor-Exigente (FEAE).
23 comments
A reportagem não é perfeita mas foi positiva por trazer o tema das falsas comunidades terapêuticas que só visam o lucro e verbas públicas.
O que mostraram na matéria é fato, os pais têm que se informar, tem muitas lugares que são daquela maneira mesmo,não tem psiquiatra nem psicólogo, foi bom mostrar para os pais ficarem alerto ,tem muitas casas terapêutica exelentete, mas tem muitas pessoas maldosas, que só pensa em ganhar dinheiro, consulte a Federação do Amor Exegente eles vão saber orientar
Isso mesmo Darlene! Concordo com vc!!!
As familias, no desespero de salvar seu ente querido, muitas vezes fazem opção pelo q aparece pela frente, sem questionar os métodos, plano de tratamento ou presença de profissionais especializados. Como voluntária do Amor-Exigente creio q temos procurado orientar as famílias para q busquem CT credenciadas pelo menos pela Febract. É triste ver q a grande mídia prefere o sensacionalismo no lugar de mostrar o bom trabalho das CTs.
Sou mãe de um dependente químico, nas várias internações,,,nunca tive problemas com comunidade terapêutica,,,claro que sempre pesquisem a idoniedade da comunidade.
Quanto a reportagem da Globo,, totalmente fora da realidade,,,procuraram o lado que dá audiência,,, escândalos ao invés de informarem a parte seria deste assunto tão polêmico
NOTA DE REPÚDIO À REPORTAGEM DO FANTÁSTICO SOBRE AS COMUNIDADES TERAPÊUTICAS
Apoio total a confenact, e todas as CTs que realizam um trabalho sério com pessoas sérias! Porém, muitas são regularizadas, mas não tem pessoas moralmente éticas, nas fotos aparecem sorrindo, dentro das CTs desvios terríveis de caráter! Uma minoria lógico! Continuemos firmes, cada vez melhor, vidas e famílias inteiras precisam ser restauradas! Amor exigente funciona. Força, Fé e Alegria!
Assisti essa matéria no fantástico, e vi que aqui em Natal/RN merece mais um pouco de atenção, pois tenho um filho dependente químico e levei ele num CT aqui em natal e ele disse que ali ele não ficaria, depois entendi o porquê, não tinha muros nem vigilância nem terapeuta nem psicólogo, assim fica difícil para família e fácil para quem administra esses centros terapêuticos evangélicos um caso tão sério devia se tomar mais cuidados, dou graças a Deus que encontrei um acolhimento um CT adequado para meu filho, está sendo difícil para todos mais a vida é mais importante.
Há enfase na ideologia da geração do caus pois essa extratégia é a que interessa aos governos de esquerda que querem justificar a descriminalização do uso da maconha. Essa foi mais uma investida para apelar ao consciente coletivo visando a catividade do Povo!
A Globo Lixo faz um desserviço, desinformação, infelizmente essa emissora não fechou ainda.
Obrigada pela colaboração Sr Fernando Cauduro, seria imperdoável o Amor Exigente não se manifestasse. Mais uma vez o grupo mostrou seu amor impar aqueles que acreditam num programa sério e cheio de fé esperança e maturidade. Portanto parabéns por tudo isso ser acordado por vocês e equipe.
É lamentável o que os órgãos de imprensa fazem para aumentar suas ausências. Divulgar o bem não dá pontos nas pesquisas 😔 Nós que conhecemos a realidade de dentro do podemos nos entristecer…
Não assisto a Globo a muito tempo, mas várias pessoas ligaram e pediram para olhar a reportagem. Fico pensando porque não mostram as verdadeiras C.T. conheço muitas e já fiz trabalho Voluntário e nunca vi nada do que mostraram. Conheço muitas famílias e DQ que agradecem , e dizem que salvaram seus filhos. Sou Voluntária a 32 anos do Amor-Exigente.
voce podia fazer a indicaçao dessas CTs que vc fez trabalho voluntario???
Concordo plenamente!
Meu filho se recuperou em uma comunidade terapeutica em Pindamonhagaba. Foi muito bem tratado e aprendeu muita coisa boa, tanto em espiritualidade como em vida prática, e foi introduzido ao programa NA, o qual participa até hoje. Era um ambiente disciplinado e era exatamente o que ele precisava. A midia sensacionalista muitas vezes nao tem noção do que falam. Uma pena. Concordo 100% com a FEAE.
Infelizmente, o que vemos e sentimos é que as notícias negativas ganham uma repercussão muito grande no país. Estamos vivendo uma época de que “quanto pior, melhor”. Mostram com muito entusiasmo essas notícias, procurando incluir neles todos aqueles que fazem um trabalho magnífico de recuperação, como se todos estivessem no mesmo “balaio”.
Não recrimino nem condeno a reportagem nem os profissionais envolvidos, é preciso mostrar o que acontece sim, as falcatruas, desvios de verbas gente ganhando com a dor e dificuldade do próximo isso é crime e é preciso dar um basta nessa gente que usa a fé das pessoas para levar vantagem. Não é generalizando até porque graças a Deus tem muita CT maravilhosa nesse Brasil, eu sou de Porto Alegre Rs no momento tenho pelo menos 2 parentes muito queridos que estão em tratamento na Comunidade Terapêutica Bom Jesus em Triunfo Rs e posso afirmar com muita certeza de que lá tem tratamento e pessoas sérias responsáveis e muito engajadas na recuperação do dependente. O que é certo devemos reconhecer falar defender mas o que é errado tem que ser denunciado sim.
Infelizmente colocar todas as comunidades terapêuticas como ruins e que não tem resultado é que ficou errado na matéria apresentada. Falaram mal até do tripé disciplina,trabalho e espiritualidade que absurdo. Só quem já passou com um familiar por uma comunidade terapêuticas verdadeira, que segue as normas sabe o quanto são libertadoras. A maioria dos dependentes químicos não tem mais família, vivem abandonados da sociedade e de toda ajuda. Encontrar uma comunidade que ofereça acolhimento é uma benção. É preciso sim fiscalização, conhecer melhor em todos as áreas onde o dinheiro público é investido, só não pode generalizar e prejudicar as comunidades sérias e que buscam ajudar pessoas independente de suas condições.
A Rede Globo tem prazer em noticiar coisas ruins sem o menor senso de responsabilidade.
Por que ela não falou a respeito de tantas comunidades que salvaram vidas!
Lamentável!
Achei muito importante pois alerta à população que nem todas as comunidades são confiáveis e da necessidade de se conhecer o local e pesquisar sua idoneidade através da FEBRACT
Espero lhe encontrar bem!
A Globo como qualquer outra Emissora, precisa de mostrar algo para os telespectadores.
Então por esse motivo, fez a Reportagem abordando tão assunto.
Infelizmente existem Clínicas que trata as pessoas como se fosse um Manicômio, sem respeito, sem dignidade, sem amor…
Mais existem Clínicas, que são Clínicas de verdade, com profissionais qualificados, fazendo da Clínica o tratamento digno e humanizado.
No meu caso, ao Internar o meu filho, primeiro foi ao local.
Segundo, solicitei ao Setor Administrativo o Documento de Alvará, e o mesmo solicitou ao seu Contador Contábil o Documento Referente.
Então, só depois que eu recebi todas as Documentações, Alvarás….que coloquei o meu filho na Clínica.
Eu vejo que poucas pessoas faz o que fiz, eu lhe peço humildemente por favor, leva em consideração o fato de Solicitar os Documentos antes de fazer a Internação do seus Entes Queridos.
Força, Fé e Alegria!
Acho que a matéria foi importante para alertar os familiares de portadores de transtorno por uso de substância, da necessidade de pesquisar, conhecer e visitar o local onde se propõe a internação de seu ente querido. Infelizmente não podemos confiar na idoneidade de todas as comunidades. Não adianta trancafiar um adicto em um local onde ele terá seus direitos de paciente e cidadão violados, às vezes de forma avassaladora. E também informou a matéria da existência da FEBRACT. Achei extremamente oportuna e consistente. Vejo alarde onde não é necessário.
É preciso observar a tendenciosa reportagem da emissora, o foco é combater o governo federal , tive a infelicidade em 30 anos um adolescente mata outro, Desafio Jovem MAANAIM ITAMONTE, recebeu mais de 40 fiscais , tivemos uma sentença que nós julgou improcedente todas as denúncias e acusações, mas somos descredibilizados . Rede Globo poder paralelo, controladora de massas. Pr Amarildo