Pesquisar
Close this search box.

Artigos

Post: Padre Haroldo fala sobre o 12º Princípio

Início
News
Post

Artigo do Pe. Haroldo

12º Princípio – Amor

O noivo bateu à porta da noiva. “Quem é?”, perguntou ela. “Sou eu”, ele respondeu. Ela falou: “Vá embora”. Após pensar muito, ele bateu outra vez; e ela perguntou: “Quem é?”. O noivo respondeu: “Sou você!”. Ela disse: “Entre”. Quando pensamos que nós somos o outro, ficamos unidos nessa transparência de amor e na verdade verdadeira.

Um padre tinha duas notícias para seus paroquianos: uma boa e uma má. A má notícia era sobre as goteiras na igreja, e a boa era que havia o dinheiro para os reparos; então ele disse: “O dinheiro está em seus bolsos”. Com amor damos o que temos.

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu porém vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; deste modo vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o seu sol igualmente sobre maus e bons e cair a chuva sobre justos e injustos. Com efeito, se amais aos que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem também os publicanos a mesma coisa? E se saudais apenas os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem também os gentios as mesmas coisas? Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito. (Mt 5, 43-48)

O amor com respeito, sem egoísmo, sem comodismo deve ser também um amor que orienta, educa e exige.

Amo você, só não aceito o que você está fazendo de errado. Amar não é fazer tudo pelas pessoas ou dar-lhes tudo o que é possível. Amar é essencialmente dar condições para que saibam escolher o que é correto e bom para si próprios e para os outros.

Evitar divergências e disputas de poder entre as lideranças dos grupos de Amor-Exigente.

Irmãos, se acontecer a alguém ser surpreendido em falta, a vós, os espirituais, compete corrigi-lo com espírito de mansidão; acautela-te contigo mesmo: tu também não podes ser tentado? (Gl 6,1)

Um perito falou: Livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Livros só mudam as pessoas. E adiciono eu que amor é muito mais importante.

Haroldo J. Rahm, S. J.

×