Na quarta semana, os Princípios Éticos

by Thiago Biancheti

Por Mara Silvia C. de Menezes, Cofundadora do Amor-Exigente e Membro do Conselho Deliberativo da FEAE, na REVISTAE – edição Abril/2016.

Você que assina, lê a REVISTAE e acompanha minha coluna já percebeu o cuidado, a atenção, com que estivemos trabalhando aqui os Princípios Éticos na quarta semana do mês nos Grupos de Amor-Exigente. Tratamos, em minúcia, da importância do respeito a nossos semelhantes, da absoluta necessidade do sigilo no que diz respeito à exposição do sofrimento alheio, da ética dentro de nossas casas para construir novas famílias que valorizem a verdade, honestidade, fidelidade e aquilo que queremos para nós.

Tudo para, por fim, chegarmos ao mês quatro, no qual iremos trabalhar o 4º Princípio Ético Comunitário: Relacionar-se com respeito e fraternidade com os membros da comunidade a que se pertence. Em outras palavras, este Princípio nos remete ao cuidado com nosso comportamento frente aos membros, às pessoas que participam dos ambientes onde vivemos e atuamos.
Reforça-se ainda mais a preocupação com este comportamento específico, quando no 4° Principio Ético Familiar, propõe-se Respeitar e cumprir as regras dos grupos onde se vive e atua.

Aqui, de novo, somos alertados para não chegarmos mudando tudo no nosso clube, nos grupos e/ou lugares onde queremos prestar algum serviço…. Não!

Umas das regras mais sábias que conheço na Companhia de Jesus: os jesuítas, ao receberem um encargo qualquer dentro de sua ordem religiosa, não podem fazer mudança alguma no funcionamento da estrutura do seu departamento antes de um ano. Primeiro inserir-se no contexto, conhecer a maneira como o trabalho está sendo realizado e sua razão, para somente depois, com o apoio de seus lideres, tentar melhorar com contribuições e ideias próprias…

Chegamos então ao 4° Princípio Ético Institucional: Respeitar e cumprir o Estatuto e as Diretrizes definidas pela Federeção de Amor-Exigente – FEAE. Por que termos Estatuto/ Regimento Interno/ Diretrizes definidos pela FEAE? Posso responder com segurança: primeiro tivemos a preocupação que alguém pudesse chegar querendo mudar tudo e não seria bom, nem ético… mas a única e verdadeira razão que nos levou a isso, foi garantir nossa unidade, visando à força de uma Rede de Grupos bem organizada e forte que defendesse os interesses da família. A Federação de Amor-Exigente não nos traz dinheiro, nem poder; nesta missão oferecemos com amor nosso dízimo em forma de tempo, dedicação e bens materiais, usados em benefício do nosso trabalho. Experimentamos em nós mesmos as mudanças proporcionadas pelo AE.

Sabemos que este Programa dá certo. Para nossa reflexão:

  • Conheço bem o Estatuto e as Diretrizes propostas pelo Regimento Interno da Federação?
  • Cumpro e colaboro com os dirigentes do Amor-Exigente para que aconteça tudo de acordo com as necessidades atuais do Programa?
  • Como proteger a proposta original do AE preservando intactas suas características?
  • Já listei aquilo que faço e que poderia fazer a mais para servir Nosso Senhor nesta Instituição?

Força / Fé / Alegria!

Você pode se interessar também por:

Leave a Comment

×