Ministério da Cidadania lança cartilha sobre os riscos do uso e da legalização da maconha

by Thiago Biancheti

O Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) lançou a cartilha: “Os riscos do uso da maconha e de sua legalização”. O material traz informações sobre os prejuízos causados pela droga à saúde, como transtornos mentais e doenças físicas, além dos impactos sociais, econômicos e às famílias dos dependentes químicos. O documento destaca ainda o fracasso de experiências de legalização e de flexibilização do controle sobre a maconha em outros países.

A cartilha foi elaborada em parceria com os ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da Saúde, da Infraestrutura, e da Justiça e Segurança Pública.

“O Governo Federal tem posição firme contrária às drogas, estando em plena sintonia com a sociedade brasileira. Proteger crianças, adolescentes e toda a população contra os danos da maconha e de outras drogas é ação de inquestionável relevância”, destaca o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro. “A cartilha alerta para os graves prejuízos individuais e sociais diretamente decorrentes do uso da maconha, tomando como base evidências científicas sobre o tema”, completa.

O secretário lembra ainda os impactos causados em países que facilitaram o acesso à droga pela população. “Nesses países, a flexibilização tem causado efeitos adversos relacionados à maconha, tais como aumento do narcotráfico, da violência, do encarceramento, de acidentes de trânsito, de transtornos mentais, de hospitalizações psiquiátricas e de intoxicações não intencionais de crianças pelo uso inadvertido da droga”, enumera.

“Essa publicação é especialmente relevante e oportuna. Não há dúvidas de que é necessário informar à sociedade sobre os acentuados riscos que estão presentes nessa questão e no debate sobre a legalização do uso da maconha, principalmente no que tange à segurança pública do país”, defende Paulo Gustavo Maiurino, secretário nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Clique aqui para baixar a Cartilha.


Fonte: Assessoria de Comunicação – Ministério da Cidadania

Você pode se interessar também por:

Leave a Comment

×