Mindfulness fornece uma “euforia” natural

by Thiago Biancheti

Uma nova pesquisa da Universidade de Utah (Estados Unidos) descobriu que a prática de meditação mindfulness pode produzir um estado alterado de consciência saudável no tratamento de indivíduos com comportamentos viciantes.

Não muito diferente do que alguém pode experimentar sob a influência de drogas psicodélicas – atingir esse estado alterado por meio da meditação consciente tem o benefício potencial de salvar vidas de diminuir os comportamentos viciantes ao promover mudanças saudáveis ​​no cérebro.

As descobertas vêm do maior estudo de neurociência até hoje sobre mindfulness como tratamento para o vício.

O estudo, publicado na revista  Science Advances, fornece uma nova visão sobre os mecanismos neurobiológicos pelos quais a atenção plena trata o vício. Os resultados do estudo fornecem uma opção de tratamento promissora, segura e acessível.

Eric Garland é o principal autor do artigo e é um professor distinto e reitor associado de pesquisa na Faculdade de Serviço Social da Universidade de Utah. Ele também dirige o Centro de Atenção Plena e Desenvolvimento de Intervenção de Saúde Integrativa da Universidade de Utah.

A equipe de pesquisa de Garland recrutou 165 adultos com uso prolongado de opioides para o estudo. Os participantes foram colocados aleatoriamente no grupo de controle que participou da psicoterapia de grupo de apoio ou no grupo experimental ensinado a incorporar o aprimoramento da recuperação orientada para a atenção plena (MORE) em suas vidas diárias.

Antes e depois das oito semanas de tratamento do estudo, todos os participantes foram levados ao laboratório de pesquisa e tiveram suas ondas cerebrais medidas com EEG enquanto eram solicitados a tentar praticar a meditação da atenção plena. Os participantes foram avaliados quanto ao uso indevido de opioides por nove meses após o término do tratamento.

MORE é uma terapia baseada em mindfulness de oito semanas, criada por Garland para tratar o vício, a dor e o sofrimento emocional, promovendo a autoconsciência e a autorregulação de hábitos automáticos e viciantes.

Em um grande ensaio clínico publicado recentemente na  Science Advances , o MORE demonstrou reduzir o uso indevido de opioides em 45%, mais do que dobrando o efeito da terapia padrão.

Os participantes do estudo no grupo MORE aprenderam a praticar a meditação mindfulness concentrando sua atenção na respiração ou nas sensações corporais por períodos prolongados de tempo e reorientando sua atenção quando suas mentes começaram a vagar em pensamentos obsessivos sobre drogas ou estressores da vida.

“A atenção plena pode criar um caminho para transcendermos nosso senso limitado de identidade”, disse Garland. “As civilizações sabem há milhares de anos que a autotranscendência, a experiência de estar conectado a algo maior do que nós mesmos, tem poderosos benefícios terapêuticos.”

O estado de transcendência pode ser como uma euforia natural e feliz, disse Garland. “Em vez de buscar algo fora de você, como uma droga, a meditação pode ajudá-lo a encontrar uma sensação ainda maior de prazer, paz e realização interior.”

Fonte: Neuroscience News.

Você pode se interessar também por:

Leave a Comment

×