Milhões de americanos estão dirigindo sob influência da maconha

by Thiago Biancheti

Matéria da CNN mostra que milhões de americanos estão dirigindo sob influência da maconha, principalmente nos Estados onde a droga foi legalizada. Alguma dúvida de que no Brasil seria diferente?


As estimativas nacionais mais recentes de motoristas que operam um carro sob a influência da maconha colocam os números na casa dos milhões, de acordo com um novo relatório dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

O Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade descobriu que, em 2018, 12 milhões de adultos americanos disseram ter dirigido sob a influência de maconha nos 12 meses anteriores à pesquisa. Cerca de 2,3 milhões disseram que foram conduzidos sob a influência de drogas ilícitas, como cocaína ou metanfetamina.

Isso divide-se em 4,7% dos americanos dirigindo sob a influência de maconha e 0,9% dirigindo sob a influência de outras drogas. A porcentagem é muito menor do que o número de motoristas que disseram que dirigiam sob a influência do álcool. Em 2018, 8% dos motoristas disseram que beberam antes de dirigir em algum momento do ano anterior. Motoristas do sexo masculino eram mais propensos a relatar o uso de maconha ou drogas ilícitas do que motoristas do sexo feminino. As pessoas com maior probabilidade de dizer que usavam maconha antes de dirigir eram pessoas na faixa etária de 21 a 25 anos. O segundo grupo mais alto a relatar o uso de maconha foram as pessoas entre 16 e 20 anos, a categoria mais jovem de motoristas a se qualificar para uma licença. Isso, dizem os autores, “é uma preocupação especial”, uma vez que os motoristas mais novos já têm um risco maior de causar acidentes por causa de sua inexperiência na estrada.
O grupo demográfico com maior probabilidade de dirigir sob a influência da maconha são pessoas multirraciais não hispânicas, com 9,2%, segundo o relatório.
A maconha é legal em um número crescente de estados, mas dirigir sob sua influência não é. Estudos anteriores mostraram que o uso de maconha pode alterar seriamente o julgamento , a percepção, a capacidade de pensar com clareza e o tempo de reação do motorista .
Leia a matéria completa no site da CNN (em inglês).

Você pode se interessar também por:

Leave a Comment

×