“Legalização da maconha a apresentou equivocadamente como inofensiva”

by Thiago Biancheti

Usar maconha regularmente em seus 20 e poucos anos pode causar danos permanentes ao cérebro e sua legalização em alguns estados americanos sugeriu erroneamente a muitos que é seguro, disse a chefe do Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA) ao DailyMail.com .

Nora Volkow, que liderou a agência por quase duas décadas, alertou que o uso de cannabis entre jovens adultos era uma “preocupação” e pediu mais pesquisas “urgentes” sobre os “riscos potenciais à saúde” para a faixa etária.

Sua agência – que faz parte dos Institutos Nacionais de Saúde – revelou na segunda-feira que um número recorde de pessoas de 19 a 30 anos estava usando cannabis em 2021, com um em cada dez admitindo usá-lo todos os dias. Cerca de 30 por cento usaram a droga pelo menos uma vez por mês, com quatro em cada dez tendo usado a droga pelo menos uma vez no ano passado.

Numerosos estudos alertaram que o uso regular de maconha pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro – que continua até meados dos anos 20 – e que os usuários repetidos têm maior probabilidade de lutar socialmente e enfrentar problemas de carreira e relacionamento.

Especialistas alertam que a legalização da droga fez com que ela ganhasse aceitação nos últimos anos, levando mais pessoas a experimentá-la. O estresse da pandemia do COVID-19 também aumentou o número de pessoas que o utilizam.

Volkow disse ao DailyMail.com que o uso de maconha provavelmente estava aumentando porque agora foi legalizado em muitos estados, tornando-o ‘mais atraente’.

‘A legalização não apenas facilitou o acesso à cannabis para seu uso regular, mas também contribuiu para a percepção de que a maconha é uma droga ‘segura”, disse ela.

‘[Isso] torna mais atraente para indivíduos que estão preocupados em se envolver em atividades ilegais ou atividades que ponham em risco sua saúde.’

Mas ela alertou: ‘As tendências que encontramos [do uso crescente de cannabis] destacam a necessidade urgente de obter uma melhor compreensão dos potenciais riscos à saúde e benefícios do uso de cannabis entre os jovens adultos.’

Volkow apontou para estudos que sugerem que tomar cannabis regularmente, em altas doses ou por um longo período pode levar a problemas com o desenvolvimento do cérebro – diminuindo o QI – e psicose – onde alguém luta para interpretar a realidade.

Ela também apontou que a droga tem sido associada a problemas sociais, incluindo uma maior probabilidade de abandonar a escola.

“O desenvolvimento do cérebro ocorre em meados dos 20 anos, então o uso de maconha entre jovens e adultos jovens é uma preocupação”, alertou Volkow.

“Efeitos a longo prazo foram observados entre indivíduos que relataram uso precoce, pesado e/ou prolongado de maconha.

“Estudos mostraram que o uso pesado e prolongado de maconha está associado a deficiências no desenvolvimento cognitivo e o início precoce do uso de maconha está associado a um risco maior de abandonar a escola.

‘A pesquisa também mostrou uma associação entre o uso precoce e regular de maconha e o início da psicose, bem como o aumento do risco de ansiedade e suicídio.’

Ela disse que, nos estudos, os participantes provavelmente também eram usuários pesados ​​de tabaco ou álcool, tornando difícil determinar se a própria cannabis estava por trás dos problemas mentais e sociais.


Leia a matéria completa do DailyMail

Você pode se interessar também por:

Leave a Comment

×