Pesquisar
Close this search box.

Artigos

Post: Falando sobre metas e partilhas

Início
News
Post

Temos conhecimento da enorme importância de uma Partilha bem feita nos Grupos de Amor-Exigente. O facilitador, aquele que conduz o subgrupo, exerce um papel fundamental para que os participantes ajam de uma forma nova e consigam  realizar seu sonho, o ideal que os trouxe ao AE. Conscientes de sua responsabilidade, eles têm de desenvolver uma postura irrepreensível: discretos, concisos, acolhedores, falam só o essencial, ao mesmo tempo em que fazem perguntas objetivas e claras para os participantes ficarem bem à vontade e compreenderem que devem fazer sua parte, e realizar as metas que os
levarão a atingir o alvo.

Reforço com insistência minha convicção de que não se percebe aquilo de que verdadeiramente é necessário, ou o que está faltando, se não expuser com absoluta fidelidade os desafios, as dificuldades que estão sendo enfrentadas no dia a dia. Sentimentos, emoções, falta de espiritualidade, falta de esperança, de amor, tudo deve ser considerado e partilhado para o Grupo poder ajudar a pessoa a ver o que é mais urgente, o que pode trazer mais qualidade de vida, maior felicidade.

No Grupo, o coordenador ou facilitador deve, durante as partilhas, valorizar e motivar a prática das metas que trouxeram as pessoas para este novo jeito de desfrutar a vida.

Incentivando com persistência e lembrando sempre a necessidade de cobrar com interesse e esperança o retorno das metas.

  • O que foi feito para dominar e ter controle sobre situações de confusão e tumulto?
  • Como conseguiram desenvolver suas qualidades?
  • Alguém ajudou?… ou ajuda?
  • Como ajudou?… ou ajuda?
  • Quando ajudou?… ou ajuda?
  • Onde ajudou?… ou ajuda?

O Programa Amor-Exigente é extraordinário, eficientemente eficaz, mas não permite isolamento, é necessário fazer parte, ser parte dessa estrutura. Cada integrante do Grupo, com seus dons e talentos, mostra o quanto é bom sermos uma comunidade e precisarmos uns dos outros!

Você já pensou: Por que o AE cresceu tanto e por que tantos de nós permanecemos por tantos anos no Amor-Exigente? Acredito ser porque ao alcançarmos o que tanto desejávamos, tornamo-nos pessoas agradecidas, o sentimento é de pura gratidão; aí ficamos para ajudar os outros a realizarem seus próprios sonhos também.

Somos felizes no AE porque fazemos outras pessoas felizes, ou Feliz é quem faz o outro feliz!


Por Dona Mara Silvia C. de Menezes, Cofundadora do Amor-Exigente e Presidente de Honra da FEAE. Artigo publicado originalmente na edição n° 236 da RevistAE, em Maio/2019.

×