Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Post: Em parceria com o Amor-Exigente, Sorocaba insere na rede de ensino aulas de Ética, Solidariedade e Cidadania

Início
News
Post

As aulas serão uma vez por semana e começam em 2019 para estudantes do ensino fundamental II

O prefeito José Crespo formalizou parceria com o EducAE Sul Paulista e a Federação de Amor-Exigente, na manhã desta terça-feira (2), para colocar em prática mais um compromisso de campanha: a criação da disciplina “Ética, Solidariedade e Cidadania” nas escolas da rede municipal para alunos do ensino fundamental II , que começa a partir de 2019. O projeto visa reforçar os três valores em apoio às disciplinas didáticas que já integram a grade curricular dos estudantes. A formação para os professores e vice-diretores, que atendem o ensino fundamental II e que atuarão na proposta, já está sendo aplicada toda quinta-feira, pela manhã, em horário de trabalho dos profissionais.

Para o secretário de Educação, André J. Gomes, tratar sobre valores como ética, solidariedade e cidadania nas escolas requer certa dose de urgência. “Abordar estes temas, em pareceria com a Federação Amor-Exigente, é, além de necessário, um ato de coragem e de amor prático e construtivo, que trará benefícios diretos e indiretos às comunidades escolares”, salienta.

Já o prefeito José Crespo destacou a importância do projeto para o futuro das crianças. “A partir de 2019 teremos uma hora por semana de estudo focado nos valores fundamentais à vida, que são ética, cidadania e solidariedade, imprescindíveis para formação dos cidadãos”, disse o prefeito.

O coordenador do grupo de prevenção Educae Sul Paulista, Ariovaldo Tezoli, explicou que o projeto contribui na fomentação do amor entre os estudantes. “É necessário adotar como hábito o abraço fraternal, a receptividade, o carinho entre as pessoas. Nós temos mais de 12 mil voluntários – incluindo países como Uruguai, Paraguai e recentemente a Itália – fazendo parte deste baluarte dos valores à vida”, reforça.

O secretário de Comunicação, Eloy de Oliveira, ressaltou a atenção e interesse do governo para esses temas. “A preocupação do prefeito com estes valores, principalmente a cidadania, já preocupava o prefeito antes mesmo da eleição e são ponto-chave desta gestão”, afirma o secretário.

A reunião contou também com a presença da secretária de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais, Ana Lúcia Sabadin, e da Ouvidora Geral do Município, Liliana de Jesus, e parte da equipe gestora da Secretaria da Educação.

Fonte: Prefeitura de Sorocaba

Foto: Felipe Pinheiro

×