Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Post: Dr. Miguel Tortoreli visita o Ministro Gilmar Mendes – STJ

Início
News
Post

Vice-presidente da Federação do Amor Exigente, Miguel Tortorelli,  participou de reunião nesta  terça-feira, com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Foi convidado  pelo psiquiatra Ronaldo Laranjeira, da Universidade Federal  de São Paulo. Na reunião, presente também  a Presidente da ABEAD-Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas, Ana Cecília Marques.

Miguel Tortorelli falou em nome DAS CEM MIL FAMÍLIAS  DE DEPENDENTES DE DROGAS ATENDIDAS  GRATUITAMENTE,TODO MÊS, PELOS MIL COORDENADORES DA FEDERAÇÃO DO AMOR EXIGENTE. “Agradecemos a atenção do ministro  Gilmar Mendes que foi muito solícito e, principalmente, ouviu com muito interesse os fatos  graves que descrevemos sobre a epidemia causada pelo uso de drogas no país ,principalmente as famílias, pois cada dependente leva 4 pessoas ao sofrimento, hoje, o maior problema de saúde pública no Brasil  e com  falta de vagas na rede pública para tratamento.

Expusemos também ao ministro a iniciativa do Procurador Mário Sérgio  Sobrinho, do Ministério Público de São Paulo, que vem implantando no Estado a Justiça Terapêutica, a melhor alternativa para casos de dependentes flagrados com drogas  ou dirigindo alcoolizados ou que praticaram crimes de baixo poder ofensivo  relacionados ao uso de drogas.  “

Miguel Tortorelli  faz um agradecimento especial aos MIL COORDENADORES DA FEDERAÇÃO DO AMOR  EXIGENTE: “Em nome da Federação do nosso Amor Exigente, AGRADEÇO, DE CORAÇÃO, A TODOS OS COORDENADORES  QUE EVIARAM E-MAILS AO MINISTRO GILMAR MENDES,CONFORME PEDIMOS A CADA GRUPO.É A UNIÃO QUE FAZ A DIFERENÇA. É A UNÃO QUE NOS MOTIVA NESTA LUTA DIFÍCIL NO BRASIL. É A UNIÃO QUE NOS FAZ ACREDITAR DIARIAMENTE QUE  HOJE É OPRIMEIRO DIA DA NOSSA NOVA VIDA.. QUANDO A GENTE NÃO  SE SENTE SOZINHO, NOSSOS SONHOS SE TORNAM MAIS PRÓXIMOS DA REALIDADE. OBRIGADO A CADA UM DOS NOSSOS MIL COORDENADORES QUE SEMPRE ATENDEM NOSSAS SOLICITAÇÕES. ESTA É A MARCA E A  FORÇA  FANTÁSTICA  DO NOSSO AMOR EXIGENTE.”

 O psiquiatra Ronaldo Laranjeira também destacou o clima amistoso da reunião: “A reunião transcorreu num clima muito amistoso, respeitoso e genuíno quanto a conhecer os diferentes pontos de vista e à complexidade do assunto”. O psiquiatra e a presidente da ABEAD  explicaram:

 -“ todos os países que flexibilizaram as leis tiveram aumento de consumo especialmente entre adolescentes

– que países como a Suécia e o Japão que mantém o uso de drogas dentro do sistema judiciário, mas que faz uma ligação clara e vigorosa com o sistema de saúde, têm as menores taxas de consumo

– que a experiência internacional mais bem avaliada é dos EUA, no programa chamado de DRUG COURTS, no Brasil chama-se Justiça terapêutica, que todo crime de baixo poder ofensivo relacionado ao uso de drogas vai para um juizado especial que oferece e monitora o tratamento, cerca de 500.000 americanos já passaram por esse sistema

– Portugal que tirou do sistema criminal e levou para o sistema administrativo teve aumento do consumo, especialmente entre adolescentes” e aumento na criminalidade.

Miguel, Laranjeira e Ana Cecília  afirmaram que se “ flexibilizarmos a lei também para o cultivo de drogas, em especial a maconha, teremos um grande aumento do plantio dessa droga, e portanto da sua oferta”.

Texto escrito por Izilda Alves

×