Pesquisar
Close this search box.

Artigos

Post: Crack causa dependência rápida e já é droga de criança no Brasil

Início
News
Post

“O usuário de crack se expõe mais ao risco de dependência porque utiliza a droga com mais frequência, em maior quantidade e tem mais sensibilidade aos efeitos da substância”. Alerta do psiquiatra Marcelo Ribeiro no artigo “Perfil do Usuário”, que assina com as psicólogas Luciane Perrenoud, Vanessa Sola e a terapeuta ocupacional Lígia Duailibi, no livro “O tratamento do usuário de crack”.

Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo constata que “o Brasil é o maior mercado de crack no mundo”. O estudo, coordenado pelo psiquiatra Ronaldo Laranjeira (foto), foi realizado em 149 municípios brasileiros pelo Instituto Nacional de Pesquisa de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas da Universidade Federal de São Paulo.

Outro levantamento, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz alerta: 50 mil crianças e adolescentes fumam crack no Brasil. Pesquisa realizada nas 26 capitais e no Distrito Federal.

E políticos defendem que drogas, proibidas pela lei 11.343/2006 e Estatuto da Criança e do Adolescente, têm que ser legalizadas no Brasil. Só falta mudar a lei, porque essas leis são ignoradas na maioria das cidades, prejudicando crianças, adolescentes, homens, mulheres e suas famílias. Mas políticos, cada vez mais , parecem surdos, mudos e cegos a esta realidade cada vez mais grave no Brasil.

 

×