Pesquisar
Close this search box.

Artigos

Post: Cooperar, Colaborar, Ser Solidário

Início
News
Post

No decorrer do tempo nos são mostrados argumentos incontestáveis que ressaltam a cooperação como um meio pelo qual a pessoa passa a assumir seu papel, engajando-se de corpo e alma nas ações da comunidade. Igualmente, a essência da vida familiar repousa, sobretudo na cooperação, não só na convivência.

A colaboração implica uma influência direta sobre o outro que, ao ver-nos atuando por uma causa, se sente motivado a fazer o mesmo. Nelson Mandela, afirmava por meio da cooperação, é também possível estimular a empatia e a solidariedade nas crianças e adolescentes, dando a eles condições para desenvolverem uma personalidade sadia e estável. Aprendemos ainda que o serviço conjunto leva à união.

Desde menina, sempre me animava quando a professora pedia trabalhos em grupo. Tudo me parecia melhor, mais fácil, mais alegre e divertido… Ainda hoje, quando nos sentamos juntos para escrever um documento, avaliar uma nova situação, ou para fazer uma comida ficamos mais unidos e prontos para nos ajudar e defender; ao contrário, como é duro iniciar qualquer caminhada sozinhos. Bom mesmo é ter alguém com quem se sabe que podemos contar!

Buscando novas ideias para vivermos a cooperação, fica claro para mim que podemos tudo quando estamos juntos… “Ninguém é melhor sozinho do que todos nós juntos”! Filósofos, políticos e religiosos há séculos estão mostrando a força do coletivo. Muitas lições, muitos exemplos, podemos tirar da experiência deles.

E é tão verdadeira a consciência de que ninguém é uma ilha. O pesquisador em seu laboratório depende de tantas coisas, tantas pessoas… Precisa do lavrador, que precisa dos fabricantes, que precisam da matéria prima, numa cadeia infindável de interdependência, como o fio de uma meada que parece não ter fim. É o trabalho bem feito de um que sustenta e apoia a vida e o trabalho do outro.

Paramos pouco para refletir e aprender com o passado, com a história da humanidade. Estamos esperando por dias melhores, mas o que fazemos para que aconteça a vitória desta esperança? Por onde começamos? A esperança sem base na verdadeira ação de todos é tão efêmera quanto um sonho que se desfaz por si.

“Só a participação cidadã é capaz de mudar o país.” – Betinho

Devemos nos organizar sempre mais e melhor, devemos começar em casa com nossos filhos, com nossas famílias, vivendo e
ensinando a cooperação, pela memória de nossos avós e pais e pelo futuro de nossos filhos e netos; nunca desistir!

Conte comigo, eu conto com você também.

(texto da REVISTAE de Out/2015 de Da. Mara Menezes – Membro do Conselho de Administração – FEAE)

×