Carta Aberta ao Coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde

by Thiago Biancheti

Campinas, 12 de Dezembro de 2017,

Ao Dr. Quirino Cordeiro Júnior
Coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde

Prezado Senhor:
A Federação do Amor-Exigente, que atende um milhão e duzentos mil dependentes de drogas e suas famíliasgratuitamente, por ano, no Brasil, apóia as propostas de mudanças na Atual Política Nacional de Saúde Mental, que serão avaliadas quarta-feira pela Organização Pan-Americana de Saúde, em Brasília.

Os nossos 101 Coordenadores Regionais e os mil Coordenadores de Grupos em todo o País estão de acordo com as mudanças propostas pelo atual Coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Dr. Quirino Cordeiro Júnior, porque consideram necessárias e urgentes as mudanças que ampliam o atendimento. Apoiamos totalmente as novas medidas, que consideramos necessidade urgente em todo o País:

  • Criação de Sistema Ambulatorial com Atendimento Multidisciplinar;
  • Qualificação e financiamento mais apropriado de Hospitais Especializados;
  • Estímulo ao processo de Desinstitucionalização, incentivando a saída de moradores de Hospitais Psiquiátricos, porém sem promover o fechamento dos leitos, mas sim os qualificando para o tratamento de pacientes com quadros clínicos agudos;
  • Estímulo a unidades de Saúde Mental em Hospitais Gerais, com obrigatoriedade de Equipe Multidisciplinar completa;
  • Criação de CAPS especial para áreas de grave consumo de crack e outras drogas, também chamadas “cracolândias”;
  • Programas de Prevenção ao uso de Álcool e Drogas e Prevenção do Suicídio;
  • Regulamentação adequada das Comunidades Terapêuticas, integrando-as à rede assistencial.

Mudanças indispensáveis à melhora do tratamento dos pacientes que apresentam transtornos mentais e dependência ao uso de álcool e outras drogas, bem como de seus familiares.

Miguel Tortorelli
Vice-Presidente da Federação do Amor-Exigente

Clique aqui para baixar a carta em PDF.

Você pode se interessar também por:

Leave a Comment

×