BENEFÍCIOS DO VOLUNTARIADO

by Thiago Biancheti

O 8º Princípio Ético Institucional e Familiar do Amor-Exigente remete à importância e necessidade de mantermos o caráter de grupo leigo, cooperativo e voluntário. É, portanto, um princípio protetor para o AE, pois é por meio desses valores que atuamos como rede de apoio e proteção às famílias; geralmente fragilizadas pelo uso, abuso e dependência de Substâncias Psicoativas.

Quando chegamos pela 1ª vez a uma sala de reunião do Amor-Exigente, dificilmente imaginamos o trabalho de cada voluntário que se dedica a dar vida ao programa. Nossos sentidos geralmente estão voltados às possíveis soluções “mágicas” que poderão nos oferecer para resolvermos nossos problemas. Aos poucos, à medida que começamos compreender o programa por meio do estudo dos Princípios; especialmente por meio da concretização das metas; passamos também
a perceber que o respeito às individualidades, sem que se sobreponham cargos, profissões ou posições sociais à
figura humana de cada participante é a tônica das reuniões.

No grupo somos todos iguais, nem melhores, nem piores… Deixamos de lado nossas profissões, formação, posição social, interesses religiosos, político-partidários, comerciais, para sermos apenas gente. Vamos mudando e ajustando comportamentos e, quando percebemos, características como cooperação, ajuda mútua, gratuidade nos serviços começam a fazer parte da nossa rotina e o sentimento de bem-estar gerado em consequência disso é tão intenso, que nos dispomos a
servir cada vez mais e mais, sem pensar senão naquilo que podemos fazer para ajudar o outro.

Ao nos preocuparmos com a vida dos outros, ao nos empenharmos por causas de interesse social e comunitário, estamos estabelecendo laços de solidariedade e confiança recíproca que nos protegem em tempos difíceis, tornam a sociedade mais integrada e nós, seres humanos, melhores.

Enfim, quem mais ganha com o trabalho de voluntariado é o próprio voluntário, pois faz amigos, acumula experiências,
auxilia e segue a máxima cristã de ajudar ao próximo!

Por Paula Cristina Garibotti, Coordenadora do Grupo de Apoio Encantado com a Vida de AE, Encantado/RS – edição n° 203 da REVISTAE – Agosto/2016.

Você pode se interessar também por:

Leave a Comment

×