Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Post: Aumenta o número de acidentes de carros devido a uso de maconha nos EUA

Início
News
Post

No mês passado, quase 15 milhões de pessoas dirigiram um carro nos EUA após o uso de maconha, de acordo com uma pesquisa divulgada recentemente pela AAA Foundation for Traffic Safety.

Os efeitos da maconha podem ser experimentados de 1 a 4 horas após o uso. Aqueles sob a influência da droga são duas vezes mais propensos a estar em acidente de carro, disse a pesquisa.

No entanto, 70% dos americanos acreditam que é improvável que sejam pegos pela polícia durante o uso, constatou a pesquisa.

Tom Woodward, coordenador do programa especialista em reconhecimento de drogas de Maryland, disse que é igualmente perigoso dirigir sob a influência da maconha como álcool ou outras drogas, como os opióides, embora as deficiências não sejam as mesmas.

“Nós sabemos que a maconha certamente causa danos”, disse Woodward. “Mas porque é diferente do álcool, as pessoas não vêem isso como sendo ruim.”

A pesquisa da AAA constatou que 7% dos americanos disseram que aprovaram a condução sob a influência da maconha mais do que outras drogas, como álcool ou medicamentos prescritos. Mais do que qualquer outra faixa etária, os millennials têm maior probabilidade de dirigir sob a influência da maconha a 14%, seguidos pela Geração Z a 10%. Os homens são mais propensos do que as mulheres a dirigir depois de usar a droga.

Mas a idéia de que a maioria dos americanos acham aceitável dirigir com muita maconha não surpreendeu Woodward. Ele relatou isso de volta a educar as pessoas sobre os perigos de dirigir bêbado, que começaram há quase 40 anos. Ele espera que não demore tanto tempo.

“As pessoas costumavam pensar que não poderiam ser pegos por dirigir sob a influência do álcool até campanhas de informação pública”, disse Woodward. “Mas essa percepção mudou. E eu acho que isso pode mudar com a maconha também”.

Maryland tem visto uma subida constante desde 2012 no número de motoristas encontrados sob a influência da maconha, e o número de acidentes relacionados, de acordo com dados do estado. De 2017 a 2018, os acidentes relacionados à maconha quase dobraram de 34 para 60. Isso significa que a maconha foi responsável por 32% de todos os acidentes relacionados a drogas no ano passado.

O estado descriminalizou o porte de maconha de até 10 gramas em 2014. O consumo de maconha medicinal foi legalizado há mais de quatro anos em Maryland, mas tornou-se acessível aos residentes apenas no ano passado.

Mike Gimbel, ex-secretário antidroga do condado de Baltimore, disse que os resultados da pesquisa e a perspectiva de o medicamento ser legalizado para uso recreativo é alarmante.

“Acho que estamos indo pelo caminho errado porque estamos tentando fingir que é 1969 e não é”, disse ele. “Esta não é a maconha do seu pai.”

Gimbel disse que a droga se tornou cada vez mais forte nos últimos anos com um teor de THC predominantemente maior do que antes.

Fonte: Chicago Tribune

×