Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Post: Arte Que Cuida – Transformando Arte em Prevenção

Início
News
Post

Projeto do Amor-Exigente oferece curso gratuito de teatro para jovens em Araraquara.

O projeto ‘Arte que cuida – Transformando arte em prevenção’ oferece em Araraquara um curso de formação técnica teatral gratuito para jovens de 12 a 17 anos. O curso, que terá a duração de um ano, terá aulas uma vez por semana ministradas no Amor Exigente de Araraquara.

O projeto é aprovado pelo PROAC – Programa de Apoio a Cultura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e patrocinado pelas empresas Tonin e Lupo. Além da formação técnica específica do teatro, serão desenvolvidas reflexões sobre o compromisso do jovem com a sociedade em que vive.

Há mais de 20 anos o Amor-Exigente vem desenvolvendo um trabalho de apoio a famílias com trabalhos de acolhimento e cuidado. É um suporte que tem por objetivo auxiliar pessoas durante períodos de ajustamento a mudanças, no tratamento de crises ou na manutenção, adaptação a novas situações.

A coordenadora do projeto, Euzania Andrade, é artista plástica e arte-educadora, é voluntária do Amor Exigente há mais de 10 anos e vem desenvolvendo um projeto de prevenção às drogas com um grupo de jovens. A responsabilidade da formação teatral será da atriz e educadora Tânia Capel, que possui vasta experiência na área. A formação dos princípios do Amor-Exigente estará a cargo da voluntária Yoshiko Maruyama, que há mais de 20 anos desenvolve um trabalho reconhecido na cidade. Também estarão colaborando outros responsáveis da instituição, como Maria Lúcia Gil e Milton Carmona Gil. Além dos conhecimentos e prática específica do teatro, serão trabalhados os princípios do Amor-Exigente, tais como ética, valores e cidadania. Será um espaço para a escuta, expressão e diálogo com o jovem. O projeto acredita que quando o jovem é incentivado a expandir seu modo de ver, de se expressar e de se comunicar, ele se torna um cidadão capaz de se conhecer e se reconhecer dentro da sociedade de uma forma muito melhor.

A arte é uma construção social que possibilita a percepção individual de cada ser humano por ser sinônimo de expressão de sentimentos. Ela tem diversas funções, como a apuração do olhar, a movimentação, o conhecimento do corpo e a representação. O trabalho com a arte desenvolve o respeito e o comportamento na sociedade, como ator responsável por suas ações, e visa estimular o seu potencial criativo e participativo, também proporcionar uma reflexão no contexto de responsabilidade e comprometimento por suas atitudes sociais.

O teatro apresenta argumentos diversos sobre sua contribuição para o desenvolvimento humano e aquisição de conhecimento estético e cultural. Aspectos do desenvolvimento são destacados especialmente no que se refere ao exercício teatral, que possibilita um distanciamento das atitudes e uma reflexão sobre o seu próprio comportamento, contribuindo para a construção e ampliação de seu acervo cultural  e a compreensão de si mesmo. O exercício teatral é um vínculo com a vida interior do indivíduo.

Serão construídas durante o curso, por meio de imagens poéticas (visuais, sonoras, corporais, ou de palavras, como no texto literário ou teatral) um conhecimento técnico-cultural. O movimento, a imaginação, a emoção e a criatividade darão forma e densidade à experiência de perceber, sentir e pensar, criando imagens internas que se combinam, para representar e expressar sentimentos. Fazer de conta, fingir ser outro, criar situações imaginárias são atitudes essencialmente dramáticas que são criadas pelo homem para desenvolver habilidades, capacidades e provir sua existência. A atuação é o meio pelo qual nos relacionamos com o outro, ou seja, estabelecemos um jogo e nos reconhecemos nessa relação. O indivíduo ao deparar-se com signos e situações novas, joga com esses até compreender e internalizar, para depois exteriorizar situações vivenciadas no dia a dia. Acreditamos que pequenas ações, caracterizam representações individuais e que gradativamente vão constituir representações sociais em um exercício de autopercepção e autoconhecimento.

O conjunto de atividades propostas tem o propósito de estar interligado a educação, cultura, arte e o cotidiano do jovem. O objetivo principal é que possamos formar pessoas éticas e responsáveis por suas atitudes, sempre procurando meios para que possam contribuir para uma sociedade melhor.


SERVIÇO
Curso de formação técnica teatral
Gratuito (duração de um ano)
A Arte que Cuida – Transformando arte em prevenção
12 a 17 anos
Inscrições de 15 a 24 de agosto
Das 14h às 17h
LOCAL: AMOR-EXIGENTE
Av. João Martins Nogueira, 120 – Jardim Brasília
Perto do Balão das Roseiras – Araraquara
No ato da inscrição o(a) aluno(a) deve vir acompanhado de um responsável
Cópia do RG e Comprovante de endereço
Informações: 99187-9624 (Euzânia)

Fonte: Jornal O Imparcial

×