Projeto do Amor-Exigente oferece curso gratuito de teatro para jovens em Araraquara.
O projeto ‘Arte que cuida – Transformando arte em prevenção’ oferece em Araraquara um curso de formação técnica teatral gratuito para jovens de 12 a 17 anos. O curso, que terá a duração de um ano, terá aulas uma vez por semana ministradas no Amor Exigente de Araraquara.
O projeto é aprovado pelo PROAC – Programa de Apoio a Cultura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e patrocinado pelas empresas Tonin e Lupo. Além da formação técnica específica do teatro, serão desenvolvidas reflexões sobre o compromisso do jovem com a sociedade em que vive.
Há mais de 20 anos o Amor-Exigente vem desenvolvendo um trabalho de apoio a famílias com trabalhos de acolhimento e cuidado. É um suporte que tem por objetivo auxiliar pessoas durante períodos de ajustamento a mudanças, no tratamento de crises ou na manutenção, adaptação a novas situações.
A coordenadora do projeto, Euzania Andrade, é artista plástica e arte-educadora, é voluntária do Amor Exigente há mais de 10 anos e vem desenvolvendo um projeto de prevenção às drogas com um grupo de jovens. A responsabilidade da formação teatral será da atriz e educadora Tânia Capel, que possui vasta experiência na área. A formação dos princípios do Amor-Exigente estará a cargo da voluntária Yoshiko Maruyama, que há mais de 20 anos desenvolve um trabalho reconhecido na cidade. Também estarão colaborando outros responsáveis da instituição, como Maria Lúcia Gil e Milton Carmona Gil. Além dos conhecimentos e prática específica do teatro, serão trabalhados os princípios do Amor-Exigente, tais como ética, valores e cidadania. Será um espaço para a escuta, expressão e diálogo com o jovem. O projeto acredita que quando o jovem é incentivado a expandir seu modo de ver, de se expressar e de se comunicar, ele se torna um cidadão capaz de se conhecer e se reconhecer dentro da sociedade de uma forma muito melhor.
A arte é uma construção social que possibilita a percepção individual de cada ser humano por ser sinônimo de expressão de sentimentos. Ela tem diversas funções, como a apuração do olhar, a movimentação, o conhecimento do corpo e a representação. O trabalho com a arte desenvolve o respeito e o comportamento na sociedade, como ator responsável por suas ações, e visa estimular o seu potencial criativo e participativo, também proporcionar uma reflexão no contexto de responsabilidade e comprometimento por suas atitudes sociais.
O teatro apresenta argumentos diversos sobre sua contribuição para o desenvolvimento humano e aquisição de conhecimento estético e cultural. Aspectos do desenvolvimento são destacados especialmente no que se refere ao exercício teatral, que possibilita um distanciamento das atitudes e uma reflexão sobre o seu próprio comportamento, contribuindo para a construção e ampliação de seu acervo cultural e a compreensão de si mesmo. O exercício teatral é um vínculo com a vida interior do indivíduo.
Serão construídas durante o curso, por meio de imagens poéticas (visuais, sonoras, corporais, ou de palavras, como no texto literário ou teatral) um conhecimento técnico-cultural. O movimento, a imaginação, a emoção e a criatividade darão forma e densidade à experiência de perceber, sentir e pensar, criando imagens internas que se combinam, para representar e expressar sentimentos. Fazer de conta, fingir ser outro, criar situações imaginárias são atitudes essencialmente dramáticas que são criadas pelo homem para desenvolver habilidades, capacidades e provir sua existência. A atuação é o meio pelo qual nos relacionamos com o outro, ou seja, estabelecemos um jogo e nos reconhecemos nessa relação. O indivíduo ao deparar-se com signos e situações novas, joga com esses até compreender e internalizar, para depois exteriorizar situações vivenciadas no dia a dia. Acreditamos que pequenas ações, caracterizam representações individuais e que gradativamente vão constituir representações sociais em um exercício de autopercepção e autoconhecimento.
O conjunto de atividades propostas tem o propósito de estar interligado a educação, cultura, arte e o cotidiano do jovem. O objetivo principal é que possamos formar pessoas éticas e responsáveis por suas atitudes, sempre procurando meios para que possam contribuir para uma sociedade melhor.
SERVIÇO
Curso de formação técnica teatral
Gratuito (duração de um ano)
A Arte que Cuida – Transformando arte em prevenção
12 a 17 anos
Inscrições de 15 a 24 de agosto
Das 14h às 17h
LOCAL: AMOR-EXIGENTE
Av. João Martins Nogueira, 120 – Jardim Brasília
Perto do Balão das Roseiras – Araraquara
No ato da inscrição o(a) aluno(a) deve vir acompanhado de um responsável
Cópia do RG e Comprovante de endereço
Informações: 99187-9624 (Euzânia)
Fonte: Jornal O Imparcial
3 comments
Parabéns por esse trabalho maravilhoso a equipe de Araraquara
Nossa meus parabéns! adorei esse projeto! Sucesso! AMOR QUE CURA! ARTE QUE CUIDA!
Excelente terapia se formos exigente com nós mesmos. Todas as nossas ações vam ser boas.