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Amor-Exigentinho e Amor-Exigenteen

1.1 – APRESENTAÇÃO

O Amor-Exigentinho/Amor-Exigenteen, como subgrupo do Amor-Exigente (e, portanto, seguindo o seu conteúdo e metodologia), propõe-se a promover a prevenção ao uso de drogas e a comportamentos disfuncionais, com crianças, adolescentes e jovens, em ações educativas, por meio de dinâmicas, arte, atividades lúdicas e literatura infanto juvenil, incentivando-os a um trabalho de construção da autonomia e escolhas saudáveis.

A proposta do Amor-Exigentinho/Amor-Exigenteen deve ser trabalhada por voluntários do Amor-Exigente que apresentem perfil para tal finalidade, isto é, desenvolver atividades com crianças, adolescentes e jovens.

Esse público a ser trabalhado pelos voluntários é formado por aqueles que:

– Acompanham os familiares, nos grupos de apoio, tanto nos grupos de prevenção, como nos permanentes;

– São envolvidos por programas sociais, que visam diminuir situações de risco;

– São alvos de cuidados de empresas que exercem a Responsabilidade Social;

– São encaminhados, por comportamentos disfuncionais, pelo Conselho Tutelar, Promotoria e Juizado da Vara da Infância.

Essa abordagem é uma ação preventiva, que promove a construção de valores morais e éticos, para mais qualidade de vida, motivando nossas crianças, adolescentes e jovens a se distanciarem de tudo o que os torna vulneráveis à violência, ao crime, às drogas e à corrupção em todas as suas formas.

 

1.2 – Objetivo, Conteúdo e Metodologia

Objetivo:

Promover a prevenção a comportamentos disfuncionais e ao uso de drogas, por meio de ações formativas que cultivam valores fundamentais e que cooperam para o crescimento do ser humano.

Conteúdo:

Os doze Princípios Básicos, os doze Princípios Éticos, a Espiritualidade Pluralista e a Responsabilidade Social, pilares que sustentam a proposta do Amor-Exigente.

1 – 12 Princípios Básicos: proposições que nos orientam para o autoconhecimento e para as ações e condutas que sustentam mudanças pretendidas.

2 – 12 Princípios Éticos: funcionam como códigos de ética, que preservam valores fundamentais e que cooperam para o crescimento do ser humano, como, por exemplo, disciplina, honestidade, solidariedade e cooperação, a caminho de maior qualidade no relacionamento familiar e social.

3 – Espiritualidade Pluralista: não diz respeito à religião, mas, sim, ao entendimento que cada um tem do seu contato com sua transcendência.

4 – Responsabilidade Social: ações que se originam das reflexões, motivadas pelo Programa de AE (PAE), orientadas para o coletivo social, como, por exemplo, as parcerias com outras entidades da comunidade. 

Metodologia

    1. O programa deve ser aplicado, sistematicamente, em reuniões. Deve atender, em primeira instância, às necessidades do grupo, obedecendo à faixa etária.
    2. O número de participantes de cada turma não deverá ultrapassar 12, para favorecer um convívio harmonioso, de mútuo conhecimento e bom acompanhamento por parte do aplicador do programa, que os acolherá com amorosidade e sem julgamento.
    3. Os encontros serão semanais, com duas horas de duração, em que haverá as atividades referentes ao princípio do mês a ser trabalhado, seguidas das partilhas e das metas individuais de mudanças de comportamento.

Eventualmente, poderá ser realizada uma meta coletiva, desde que o grupo tenha decidido por ela. Essa decisão deverá ser orientada pelo aplicador, sempre atento à meta proposta.

Quanto às partilhas, deverão acontecer num ambiente respeitoso e de não julgamentos, por meio da aceitação das diferenças e da diversidade.

Observação 1: Em casos excepcionais, a programação dos encontros poderá considerar o período de uma hora, cabendo ao voluntário a responsabilidade de dividir as atividades sem que se perca a essência do programa.

  1. O sigilo deverá ser lembrado sempre. Dele depende a confiança e a união do grupo.
    1. As atividades serão desenvolvidas com crianças, adolescentes e jovens, na faixa etária de 4 a 17 anos, distribuindo-os, se possível, assim:
      • De 4 a 6 anos (Amor-Exigentinho)
      • De 7 a 9 anos (Amor-Exigentinho)
      • De 10 a 13 anos (Amor-Exigentinho)
      • De 14 a 17 anos (Amor-Exigenteen)

 

Observação 2: No caso de crianças de 4 a 9 anos, não é necessário seguir a sequência dos Princípios, pois alguns deles se aplicam mais às características dessa faixa etária, marcada pela concretude das ações. Como exemplo, temos os princípios 3º, 9º, 10º e 11º.

Com participantes de 10 a 17 anos, seguir a ordem normal da sequência dos princípios, se possível.

  1. As atividades desenvolvidas deverão contemplar:
  • Brincadeiras e jogos, que estimulam a socialização e o desenvolvimento de valores, envolvendo a solidariedade, o cuidado consigo, com o outro e com o meio ambiente;
  • Jogos e dinâmicas que envolvam, também, valores éticos, a construção da paz, justiça, respeito às pessoas e leis, dentre outros;
  • Atividades que promovam o gosto pela leitura através da literatura indicada para cada Princípio;
  • Atividades que promovam o desenvolvimento das potencialidades criativas através das linguagens artísticas;
  • Estimular o exercício consciente da cidadania conhecendo seus deveres e direitos;
  1. Espiritualidade – um dos pilares do Amor-Exigente. Esse momento deverá propiciar aos participantes uma conexão com o Poder Supremo, motivando-os à interiorização e à reflexão subjetiva.

A contemplação dos elementos da natureza, apreciação de obras de arte, tais como pinturas e músicas, bem como atividades de relaxamento são estratégias interessantes para a espiritualidade com esses participantes.

 

2 – Estrutura 
2.1- Voluntários e/ou pessoal envolvido:

Da Coordenação

Atribuições: 

  1. Promover a capacitação dos voluntários.

1.1. Promover palestras com psicólogos, para receber orientações sobre como proceder no momento da partilha dos sentimentos, não se desviando da metodologia do Programa, a partir das faixas etárias do público atendido. Para isso, buscar, também, parcerias com outros profissionais, como pedagogos, contadores de história, psicopedagogos etc.;

  • Buscar apoio técnico para os voluntários, visando subsidiar o desenvolvimento das atividades, nos encontros com as crianças, adolescentes e jovens.
  1. Realizar reuniões com os voluntários, para planejamentos futuros e avaliação dos encontros realizados, oportunizando atividades em que eles se sintam envolvidos e estimulados a compartilhar ideias e ações, com situações concretas de cooperação, solidariedade e companheirismo, por exemplo.
  2. Acompanhar o planejamento dos encontros, discutindo as atividades com todos do grupo, com o objetivo de produção coletiva, em que todos tenham a visão conjunta da aplicação do Programa em todas as faixas etárias.
  1. Verificar dúvidas sobre o princípio a ser trabalhado, alertando sobre o perigo das abordagens referentes a “verdades prontas”, como, por exemplo, as de composição familiar, de crenças, de gênero, religião, raça, cor etc.
  2. Estimular os voluntários, na criatividade das dinâmicas, para a percepção de situações importantes do público atendido, valorizando sua participação e competências no aspecto global da aplicação da proposta.
  3. Favorecer o entrosamento da equipe do Amor-Exigentinho com demais voluntários do grupo ao qual pertence, se houver.
  4. Convidar os pais do grupo Amor-Exigentinho/Amor-Exigenteen (que participam ou não de grupos permanentes) para palestras, mensais ou quinzenais, que tenham o objetivo de fazê-los refletir sobre seus comportamentos, na formação dos filhos, como por exemplo, rotulações, comparações, acusações, manipulações, falta de limites etc.

Podem também chamar um(a) psicólogo(a) que lhes falará sobre como o ambiente violento e tenso do lar pode influenciar no emocional da criança e no seu rendimento escolar, além de outros temas relativos à funcionalidade familiar.

  1. Disponibilizar espaço arejado, amplo, com material para contação de histórias, livros, papéis, brinquedos, mesas, cadeiras etc.
  2. Captar recursos e cuidar da movimentação de entradas e saídas, prestando contas ao coordenador do grupo do qual o Amor-Exigentinho/Amor-Exigenteen é subgrupo ou ao regional.
  3. Realizar inscrição das crianças, adolescentes e jovens.
  4. Manter a Coordenação Regional do Amor-Exigente informada sobre a implantação do grupo de Amor-Exigentinho/Amor-Exigenteen, sobre acontecimentos e realização de atividades.
  5. Garantir as combinações de contrato de parceria, quando houver.
  6. Manter arquivo organizado (inscrições, recibos, atestados, certificados, autorizações etc.).
  7. Elaborar relatórios das atividades desenvolvidas ao longo do ano e enviá-los a Coordenação do Regional do Amor-Exigente.
  8. Viabilizar a produção de material, para os encontros com as crianças, adolescentes e jovens e para divulgação do Programa.

Dos Voluntários:

Perfil:

  1. Conhecer o Programa Amor-Exigente, por meio de capacitação do curso EDUCAE, reuniões para leitura e estudo dos diversos materiais sobre a proposta.
  2. Gostar de crianças, adolescentes e jovens e conhecer as especificidades e desenvolvimento de cada faixa etária.
  3. Estar disponível para os cursos e palestras de formação na proposta do Amor-Exigentinho/Amor-Exigenteen.
  4. Disponibilizar tempo para planejar as atividades e participar das reuniões.
  5. Viver e acreditar no programa, aplicando-o em sua vida;
  1. Saber trabalhar em Equipe, exercendo as virtudes da cooperação, solidariedade e respeito.
  2. Ter atitude e postura assertivas e amorosas.
  3. Estabelecer clima e ambiente favoráveis ao trabalho com a proposta.
  4. Trabalhar, de modo a desenvolver habilidades de reflexão e ação nos participantes.
  5. Usar estratégias desafiadoras, que promovam o desenvolvimento da autonomia dos participantes.
  6. Acompanhar as atividades e orientações da Federação do Amor-Exigente – FEAE (http://www.amorexigente.org).
  7. Assinar o Termo de Voluntário da Associação à qual o Grupo de Amor-Exigente pertence (se houver), ou do Grupo do Amor-Exigente ao qual o Grupo de Amor-Exigentinho/Amor-Exigenteen  pertence ou da entidade com a qual existe parceria ou da Coordenação Regional.

Observação: Cada cidade que trabalha o AE vive uma realidade em relação ao número de voluntários. No Amor-Exigentinho/Amor-Exigenteen não é diferente: há “equipe de um voluntário” ou de muitos. Temos salas com atendimento a várias faixas etárias juntas e salas com atendimentos por idade. Procure, mesmo que sozinho, executar o que for possível, mas sempre tendo o objetivo de ampliar a sua equipe, melhorar os trabalhos, conservando o conteúdo e a metodologia do programa de Amor-Exigente.

2.2 – O espaço dos encontros 

O espaço físico deve ser adequado e organizado, possibilitando sensação de bem-estar e com condições de realização de dinâmicas interessantes, que levem à reflexão e à proposta de mudanças de cada um em seu comportamento.  O encontro semanal do Amor-Exigentinho/Amor-Exigenteen deverá ser motivo de alegria e satisfação para os participantes, não se assemelhando às aulas formais de escola.

 

3 – Implantação do programa

O programa poderá ser implantado em qualquer momento e em qualquer espaço (instituições, igrejas, associações, entidades sociais, empresas etc.), desde que obedeça às orientações já elencadas acima.

A intenção de se implantar um grupo de Amor-Exigentinho/Amor-Exigenteen deverá receber a anuência e orientação do Coordenador Regional, que solicitará aos grupos de AE sob a sua coordenação o apoio para a capacitação dos futuros voluntários com o curso EDUCAE.

 

3.1 – Capacitação dos voluntários e/ou do pessoal envolvido 

Todos os voluntários que irão trabalhar esse público DEVERÃO passar por capacitação, numa série de encontros (15) de reflexão e vivência, previstos no curso EDUCAE, com material próprio, adquirido na FEAE.

 

3.1.2 – Formação Continuada dos aplicadores do Programa do Amor-Exigentinho/Amor-Exigenteen 

Além do estudo e conhecimento da metodologia e filosofia do AE, a Coordenação Regional, junto à Coordenação de Grupo, se houver e, se necessário, junto à Equipe Geral de Prevenção FEAE, deverá providenciar para os voluntários palestras e cursos necessários ao entorno do trabalho e ao aprofundamento do conhecimento da proposta.

Sugestões de temas para cursos e palestras com profissionais:

  • Contação de histórias;
  • Desenvolvimento da criança e seu processamento de mundo;
  • As múltiplas inteligências;
  • Oficinas para produção de material didático;
  • Competências socioemocionais;
  • Princípios, valores e virtudes;
  • Outros.

 

4 – Avaliação 

A avaliação deverá ser contínua, por meio de registros (relatos de pais, verificação nos encontros etc.). Cada criança terá um registro feito pelo aplicador para anotar, se preciso, situações que mereçam atenção para discussão com a coordenação.

 

5 – OBSERVAÇÃO FINAL  

A implantação do grupo de Amor-Exigentinho/Amor-Exigenteen, em uma cidade, deverá receber o apoio dos voluntários do Grupo Permanente do Amor-Exigente, já existente naquele município ou região, para a realização do curso de capacitação (EDUCAE). Caso não haja grupo de Amor-Exigente na cidade, entrar em contato com a Equipe Geral de Prevenção da FEAE, que orientará sobre os procedimentos.

 

MATERIAIS DE APOIO:
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