
Campo Grande News – Filipe Prado (imagem reprodução)
Com o aumento do tráfico de drogas em Campo Grande, o número de adolescentes envolvidos no crime também tem crescido. Os menores buscam a facilidade no ganho de dinheiro para sustentar o vício em entorpecentes, principalmente maconha, que é a porta de entrada para drogas “mais pesadas”.
Desde o dia 1º de janeiro até o dia 20 de agosto deste ano, 206 adolescentes, entre 12 e 17 anos, foram apreendidos pelo crime na Capital. Por porte de drogas, foram encaminhados para Deaij (Delegacia de Atendimento à Infância e Juventude) 885 menores.
No sábado (31), um garoto de 17 anos foi apreendido por ato infracional análogo a tráfico no bairro São Conrado. Ele foi localizado em uma boca de fumo onde vendia drogas. Foram apreendidos R$ 66,15. O jovem tem várias passagens por outros atos infracionais análogos a tráfico, posse de arma e roubo. A namorada dele foi detida como testemunha.
Os números não são muito altos, se comparado com os crimes envolvendo adultos, mas é preocupante, segundo a delegada da Deaij, Rozeman de Paula. Ela apontou que o vício em maconha é “a porta de entrada” para outras drogas, como o crack. “90% dos traficantes, foram usuários”, alertou a delegada.
O adolescente tem feito trabalhos, antes compostos apenas por adultos, como o de “mula”, pessoas que transportam a droga do Paraguai ou Bolívia para revender no Brasil, assim ganhando dinheiro para comprar os entorpecentes. O que tem aumentado é o tráfico interestadual, principalmente entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Os adolescentes também trabalham como revendedores de drogas, comprando os entorpecentes dos fornecedores e revendendo, porém uma pequena parcela tem liderado os pontos de vendas, a maioria das vezes por herança.
“O pai era dono de uma boca de fumo e acaba preso, então a mãe começa a liderar, mas também é presa, então o filho administra”, explicou a delegada.
Como as penas para adolescentes são mais brandas e o Estatuto da Criança e Adolescente permite a apreensão somente por ato infracional com grave ameaça, muitos garotos são reincidentes no crime de tráfico. “Não se segura por muito tempo”, comentou Rozeman.
Muitas vezes os pais não percebem o que ocorrem dentro de casa, porque não tem acesso a informações sobre o filho, porém uma parte, ainda pequena, de acordo com a delegada, acredita que o vício dos adolescentes é normal.
Outro ponto que preocupa a delegada é a migração do adolescente para os crimes mais graves. Eles começam com crimes menores, como o tráfico, e acabam realizando homicídios. “Estamos tentando combater isso, aumentando o policiamento e a efetividade na solução dos crimes”, assegurou a delegada.
FONTE – UNIAD
3 comments
Olá amigos do A.E
a luta é de todos, Força – Fé – Alegria
O artigo da Sra. Jaqueline Costa é um alerta que o trafico não dorme. Cabe a nós DESPERTAR as autoridades (in)COMPETENTES.
Para estas crianças uma conselho: um…
PAPO CARETA!?
E aí cara!? Ta a fim de castigar o coco!?
Regar os miolos, se tocar!?
– Ótimo!… Vamos rolar um papo.
Papo careta: sobre, ácido, arpão, Balila, pó e outros bagulhos.
– Seja maluco beleza, se liga tá!
– Qual é o prazer de acochar?
Cafungar, ficar pirado, pra que?
– Pra dar um loque e entrar em jogada furada!
– Tu não vai dar bandeira, vai!?
Já pensou em dar um refresco? Não!
– Sei que sou quadrado, não sou da política.
Mas como bom fariseu, um cara limpa, posso te aconselhar.
– Não, não é fajutice, é amizade mesmo.
– O que adianta embandeirar, pagar bode, botar uns pitéus no carro, fumar cachimbo da paz, fazer sauna.
Se por melhor que seja a viagem ou a qualidade da manga rosa,
O futuro é só um – CANA!
– Não sei como, mas sai dessa! É uma fria!
Sei que a vida tá difícil, a grana faz falta e a batalha é dureza.
– Os homens não te dão valor, não te tratam com dignidade,
Até a escola, tua única saída, ta uma “shit”.
Deveria, mas não te dá condição de batalha, uma profissão.
– É verdade, a droga dá trabalho, grana fácil, amparo, vida mole.
– Mas o retorno é justo!?
– Não, é cavernoso!
Te dão tudo, mas em troca querem o teu sangue.
– Vale à pena! Sei não.
– A juventude acaba depressa e a vida é uma só.
– Nego, dá um “time”, vá devagar.
Deixa o “coco” refrescar.
Com o tempo vai desembolotar.
– Só você pode se salvar!
– Eu, como amigo, só posso aconselhar!
Sai dessa é uma furada!
Sem mais acabo esse papo careta.
Do amigo,
Franco, 28/06/97.
novamente fui ao curso e nao tem nenhuma foto do nosso grupo se sao jose dos campos so to vendo diretoria.
Caro Diego
Nao tiramos fotos de todos opr impossibilidade mas me comprometo em colocar a de vcs caso vc disponha e me envie.Farei com o maior prazer.