Acordo prevê ações de combate às drogas no turismo nacional e internacional

by Thiago Biancheti

O Ministério da Cidadania tem como foco no combate às drogas as ações de prevenção. E o turismo é um espaço estratégico para as políticas que visam diminuir a demanda por essas substâncias. Para intensificar esse tipo de iniciativa, a pasta celebrou um termo de cooperação, nesta quinta-feira (14.10), com o Ministério do Turismo e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

O acordo possui validade de dois anos, podendo ser prorrogado após esse período. Não está prevista a transferência de recursos financeiros entre os entes. Para executar as ações, os signatários deverão indicar representantes institucionais que ficarão responsáveis pela elaboração do plano de trabalho a ser desenvolvido. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da solenidade, realizada no Palácio do Planalto.

Pelo termo de cooperação, a Embratur e o Ministério da Cidadania serão responsáveis por confeccionar materiais informativos relacionados à prevenção ao uso de drogas na rede hoteleira e agências de turismo no país e no exterior, além de disponibilizarem textos que reforcem os termos da legislação vigente.

“O governo do presidente Bolsonaro tem feito uma diferença marcante no combate à droga e à dependência química, com ações que estão efetivamente transformando a forma como o Estado brasileiro tem se portado e tratado quesitos cruciais da nossa sociedade”, ressaltou o ministro da Cidadania, João Roma.

A inclusão das informações sobre o acordo no portal Viaje Legal para alertar os turistas sobre o tema, bem como a sensibilização dos prestadores de serviços e guias de turismo no país para prevenção ao uso de substâncias ilícitas ficará a cargo do Ministério do Turismo.

“Somos um governo incansável que trabalha unido em prol do nosso país e isso inclui o desenvolvimento de todo o potencial do turismo, em especial no pós-pandemia. E esse acordo é mais um passo em direção ao turismo que defendemos e acreditamos”, afirmou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Campanha

No âmbito do termo de cooperação, foi lançada a campanha “Turismo sem drogas”, em parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Na ação, hotéis e estabelecimentos comerciais fixarão um selo adesivo, nas versões inglês e português, com um QR Code que direciona para o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e orienta onde buscar assistência médica ou reportar um crime.

O objetivo da campanha é sensibilizar o turista de que é possível aproveitar ao máximo as experiências das belezas naturais, culturais, gastronômicas, esportivas, sem o uso de substâncias que causam malefícios à saúde.


Fonte: Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania

Você pode se interessar também por:

Leave a Comment

×