A verdade sóbria: incentivando a morte e a deficiência por álcool

by Thiago Biancheti

O consumo prejudicial de álcool leva a uma morte a cada 10 segundos em todo o mundo, resultando em 3 milhões de mortes por ano. É o principal fator de risco para doenças não transmissíveis (DNTs), incluindo câncer, doenças cardiovasculares e doenças hepáticas, e impõe uma carga econômica e social ao sobrecarregar os sistemas de saúde, prejudicar pessoas e exercer um custo desnecessário para as sociedades.

Mas, apesar dessa carga global, bilhões de dólares são dados à indústria do álcool todos os anos por meio de incentivos fiscais, subsídios de marketing e outros incentivos, especialmente em países de baixa e média renda.

Um novo relatório da organização Vital Strategies, The Sobering Truth: Incentivizing Alcohol Death and Disability (“A verdade sóbria: incentivando a morte e a deficiência por álcool”, em tradução livre), revela esses “incentivos perversos” e também examina como a indústria interfere nas políticas governamentais que visam reduzir o consumo de produtos alcoólicos. O relatório propõe recomendações-chave para os países fortalecerem seus sistemas de saúde contra o uso prejudicial do álcool.

Clique aqui para acessar o relatório (em inglês).


Fonte: Vital Strategies

Você pode se interessar também por:

1 comment

Grupo Vida 30 de janeiro de 2021 - 21:32

Vemos como o financeiro sobressai a vida, quando analisamos exatamente que “…bilhões de dólares são dados à indústria do álcool todos os anos por meio de incentivos fiscais, subsídios de marketing e outros incentivos, especialmente em países de baixa e média renda.” Infelizmente os governantes estão mais “atentos” ao dinheiro do que salvar vidas.

Leave a Comment

×