A GRANDE VIRADA

by Thiago Biancheti
Quando a família chega ao Grupo de Apoio, vem em busca de soluções imediatas que possam aliviar as suas dores, seus medos, suas culpas e, principalmente, todas as dificuldades que a Dependência Química e o Alcoolismo geram dentro da família.
A proposta de Amor-Exigente, na sua sabedoria, entende que a família não está pronta para fazer mudanças, tomar decisões e agir, por isso, durante 6 meses (do Primeiro ao Sexto Princípio), o Amor-Exigente “cuida” e “prepara” a família para resgatar valores e recursos (emocionais, físicos e financeiros), mudar comportamentos e assumir posições claras e definidas. Só então a família estará “pronta” para a Grande Virada na sua vida.
A Tomada de Atitude, que não cai do céu e não acontece da noite para o dia, é um processo complexo, que exige coragem, preparo, ação, orientação e apoio.
Eu considero o 7º Princípio Básico o mais difícil de ser vivenciado, porque a partir do momento em que chegamos ao Grupo de Apoio, tomamos conhecimento da nossa doença e da doença do outro; bem como as suas consequências, e por meio das partilhas é mostrado caminhos que nos enchem de Esperança, Fé e Coragem, rumo a uma vida com qualidade para todos. Diante disso, temos a RESPONSABILIDADE de assumir posições claras e definidas, sem medo, sem culpa, sem permissividade e facilitações… Realizando o que precisa ser feito, sem dó do outro ou de si mesmo. É somente por meio da ação que o Programa de Amor-Exigente se torna operante e eficaz.
A beleza da nossa proposta é que na “Fase Preparatória” adquirimos consciência e internalizamos que nenhuma atitude pode ser tomada em um momento de descontrole e raiva, pelo contrário, toda Tomada de Atitude precisa ser coerente, pensada, avaliada e transmitida com firmeza e segurança de que não voltará atrás na sua decisão. Precisamos perseverar, pois o retrocesso no cumprimento das regras colocadas deixará o outro com um comportamento pior do que o que ele já estava desenvolvendo dentro de casa.
Não importa o tamanho da atitude, depende da situação, do momento e daquilo que a família está em condições de realizar. Seja ela grande ou pequena, vai gerar uma crise na qual o dependente usará todas as armas da manipulação, das promessas e ameaças para enfraquecer e desencorajar a família, por isso, é importante que todos falem a mesma linguagem e saibam administrar a crise com serenidade e sabedoria. O único risco que corremos na tomada de atitude é de dar certo, porque errado já está.
Na tomada de atitude percebemos a nossa “restauração” diante de si mesmo e do nosso Criador e redescobrimos a nossa capacidade de lutar e superar desafios, lutar com Amor e Exigência, com Fé, Coragem e Sabedoria para não permitir que a dependência química leve os nossos filhos.
Por Carlinda R. da Cunha Lana, Coordenadora Regional de Santa Helena de Goiás/GO – edição n° 202 da REVISTAE – Julho/2016.

Você pode se interessar também por:

7 comments

Mirian 6 de agosto de 2017 - 18:02

Não sei o de buscar ajuda, me relacionei com dependente químico, não estou mais com ele há 1 mês, mas me sinto doente emocionalmente, frustrará, impotente… sei lá!
Hoje moro em guarulhos, existe algum local onde eu possa participar de alguma terapia? Me sinto péssima!

Reply
Thiago Biancheti 10 de agosto de 2017 - 17:00

Não fique sozinha Mirian! Temos grupos de Amor-Exigente em Guarulhos. Procure o mais perto de você em amorexigente.org/localizae

Reply
Isabel dos Santos 14 de julho de 2018 - 00:33

Achei uma luz n final d túnel… gostaria de participar…mas n minha cidade não tem… como faço.,

Reply
Thiago Biancheti 16 de julho de 2018 - 18:12

Isabel, já procurou no LocalizAE (no topo do site) para ver se não tem outro grupo em cidade próxima? Você também pode adquirir nossos livros, assinar a nossa revista mensal e participar dos cursos e seminários do Amor-Exigente por todo o Brasil. Todas estas informações você encontra aqui no nosso site!

Reply
Luziana Ap Bonifácio Turati 10 de setembro de 2019 - 19:06

Preciso de ajuda meu filho e dependente químico não sei o que fazer já foi internado quarenta dias e fugiu agora está roubando em casa preciso interna ló novamente

Reply
Denise Andrade 24 de julho de 2018 - 17:40

Denise Andrade
Gostaria de participar de um grupo amor – exigente watszap SP ou PALTAK pode me indicar algum.

Obrigado

Reply
Thiago Biancheti 25 de julho de 2018 - 10:30

Denise, busque o grupo mais próximo de você acessando LocalizAE no menu superior ou banner lateral.

Reply

Leave a Comment

×