8 conselhos para exercer autoridade assertiva com os seus filhos

by Thiago Biancheti

Quando os filhos não obedecem, na maioria das vezes, é porque a autoridade é mal exercida ou simplesmente não existe.

Sem autoridade, não há obediência. Muitas vezes queremos que os filhos nos obedeçam, mas não deixamos claro aquilo que queremos. E se não sabemos o que queremos, o jogo se inverte e os filhos aprendem a nos manipular. Uma verdadeira autoridade proporciona um caminho seguro aos filhos, que os ajuda a amadurecer – é bem diferente do autoritarismo, quando se trata apenas de impor-se sem se importar com o bem do outro. Confira essas oito dicas para exercer uma autoridade justa e assertiva:

 

  1. Dê normas claras, diretas e pontuais. É preciso falar as coisas em uma linguagem adequada à idade de cada filho, estabelecendo claramente aquilo que desejamos e verificando se fomos compreendidos. Assim, nossos filhos compreendem o que devem fazer.

 

  1. Não dê muitas normas ao mesmo tempo. Algumas vezes parece que os pais estão recitando um poema de tantas exigências que fazem em uma só frase. A capacidade das crianças, sobretudo das menores, não dá conta de digerir tudo – alguma coisa vai escapar. Foque naquilo que é essencial.

 

  1. Estabeleça limites. Deixe claro quais são os horários de estudo, os de entretenimento e os de descanso. Por exemplo: terminadas as tarefas da escola, dê duas horas para o videogame. Terminado esse tempo, encerra-se o jogo. No caso dos adolescentes, é importante estabelecer um horário de chegada em casa e exigir o seu cumprimento.

 

  1. Use o tom de voz certo. Nem um tom de quem parece estar pedindo um favor ou implorando, nem gritos e surtos violentos. Adote um tom que denote seguridade, firmeza e confiança.

 

  1. Faça contato visual. Sempre que você se dirigir ao seu filho, olhe-o nos olhos e adapte-se à sua estatura – agache-se se se tratar de uma criança pequena. Assim você fortalece a conexão com seu filho e aquilo que você disser terá mais valor.

 

  1. Seja coerente. Os seus filhos estão observando você o tempo todo. Não espere que eles lhe obedeçam se você cair em contradição com aquilo que você está pedindo.

 

  1. Cumpra as consequências que você estabeleceu. Se você disse ao seu filho que iria tomar o celular dele por uma semana se ele fizesse algo que você pediu para não fazer, não volte atrás: mantenha a sua posição e cumpra o que você disse mesmo que ele esperneie. Se você ceder, seu filho saberá que basta chorar um pouco e tudo estará resolvido.

 

  1. Nunca deixe de ser carinhoso. Uma autoridade firme não se opõe à ternura que deve haver entre pais e filhos. Nunca passe ao seu filho a impressão de ser alguém distante, frio e indiferente. Tanto o autoritarismo quanto a permissividade podem passar essa impressão.

Fonte: Sempre Família

Você pode se interessar também por:

Leave a Comment

×