Reflexão sobre o Princípio LIBERTADOR do Amor-Exigente

by Thiago Biancheti

5º Princípio – A culpa torna as pessoas indefesas e sem ação.

Meus queridos, depois dos anos que passei revendo nossos Princípios, assistindo a palestras, partilhas e assistindo o desfecho de tantos comportamentos adoecidos, sinto-me no direito de ser exigente e fazê-los abrirem os olhos diante dos preceitos simples e verdadeiros do Programa AE. Afinal, a qualidade de vida está atrelada ao reconhecimento da veracidade desses valores e da necessidade de fazermos as mudanças sugeridas por eles.

Soma-se ao cumprimento desses Princípios, a percepção de que Amor-Exigente não é um Programa de Caças às Bruxas, pois eles fazem a diferença, são válidos, apesar de rigorosos e conflitantes para alguns.

Mesmo que tenhamos errado por não saber, por sermos omissos ou permissivos, sempre há tempo para um recomeço: “hoje é o primeiro dia de minha nova vida”… Isso não teria significado, nem tampouco razão de ser se continuássemos a carregar a culpa e correr atrás de quem falhou conosco em um certo momento. A proposta é libertar-se das amarras do problema e efetivamente encontrar alguma solução para ele.

De tudo o que já foi exposto sobre o 5º Princípio acredito ser o Jogo da Culpa mais relevante. Por quê? Porque sermos Vítimas / Perseguidores ou Salvadores nos distraem de tal forma que além de embaçar a lucidez, não permite enxergar o que está errado. Impedidos, assim, não se caminha rumo à solução do problema, paramos na culpa com sentimentos de tristeza e remorso que nos adoecem.

Apropriar-se desse Programa também significa HUMANIZAR-SE. O que fizemos era só o que sabíamos ou podíamos fazer então. PERDOAR-SE, fazer uma boa REPARAÇÃO é um processo demorado, mas que culmina na LIBERTAÇÃO.

Portanto é inevitável a tomada de consciência de que não sou nem quero ser nenhuma coitada, de que não dou poder a ninguém para fazer de mim uma vítima, assim como não sairei salvando ou precisando ser salva por outros.

Depois, é tão dolorido e profundo carregar a culpa por tudo que não deu certo em nossas famílias que muitas vezes nunca mais nos damos a chance de ser feliz. Vivendo sempre num processo de autopunição.

A vida passa por nossas escolhas e decisões… Questione-se!

– O que quero para mim e para minha família?

– Vou mudar?

– Vou fazer reparação?

– Vou assumir a responsabilidade de fazer tudo o que posso sobre isso?

– Você já viu um passarinho construindo seu ninho?

Ele se entrega inteiro a esta função… e faz tudo com tanta confiança, tanta sabedoria que a gente fica pensando: – de onde vem esse tipo de conhecimento?

Com amor, D. Mara

Por Dona Mara Silvia C. de Menezes, Cofundadora do Amor-Exigente

Você pode se interessar também por:

6 comments

Oilda Silva 7 de maio de 2018 - 19:03

O programa é maravilhoso! Já participei já fiz uma formação. Recomendo a todos que desejarem conhecer um grupo sério que trata o assunto Drogadiçao com tanta dedicação.

Valter 8 de maio de 2018 - 13:18

Sou coordenador de grupo no E.S e este programa veio pra trazer luz as famílias até então perdidas no assunto da dependência química e outras.

Ivaldo Sampaio de Freitas 8 de maio de 2018 - 14:07

Estou no Amor-Exigente há 21 anos, a cada ano, em nosso grupo, estudamos os 12 Princípios Básicos e os 12 Princípios Éticos, portanto já ouvi palestras e apresentações diversas sobre este princípio 5o. Princípio – CULPA – e não canso de ouvir, de refletir, de aprender novas formas e maneiras de vivenciá-lo.
Por que? Porque não estamos estagnados, estamos vivos, e como gente que somos erramos, falhamos.
Este princípo me faz refletir sobre minhas culpas, a me perdoar, a perdoar o outro, a fazer reparos de meus erros, me libertar, e ser CADA VEZ MELHOR.

Maria Elena de Rezende Fonseca 8 de maio de 2018 - 21:16

Dona Mara Silva é sempre uma luz que ilumina o programa de qualidade de vida do AMOR EXIGENTE iluminando assim nossas vidas.

Arlene Mamede Cruzeiro Alvarenga 9 de maio de 2018 - 07:01

GRATIDÃO por compartilhar essas reflexões tão profundas e necessárias para o meu crescimento.
Obrigada por existir em minha VIDA!!!
Muita luz e amor!!!
Amo você ❤❤❤

Denise 9 de maio de 2018 - 08:53

Estou participando do programa e aprendo a cada dia o que é ,ensinar a cada pessoa a assumir sua responsabilidade é não ajudá-la na fuga desta com minha ajuda.
Tenho visto que as famílias e. nossa sociedade ou é muito carente de Amor e muito enriquecida de paparicos o que lhes coloca viseiras doentias e passa longe de ser o que muitos pais fazem que é denominado* “proteção”!
O amor exigente responsabilidade pessoal e é intransferível. Fazendo uma busca num passado não muito distante, onde em minha infância já existia redes sociais rsrs a TV, lembrei-me que meus pais que eram alcoólatra, cito principalmente mamãe porque essa não deixava mesmo suas responsabilidades ensinou a mim e meus irmãos a lei do: onde se vive também se mantém vivo , ensinando-nos a trabalhar vendendo xup-xup, e somente eu ajudava com essa renda em casa., Mas mamãe achava um desaforo só eu mulher ajudar e não deixou eu continuar. Porém sempre consegui pegar a conta de água pra pagar, esperava eu mensalmente o carteiro na porta.
Meus irmãos meu pai se perdeu na caminhada, mamãe segurou e foi explodida com os rojões assumindo todas as responsabilidades, meus irmãos um se acomodou em seu mundinho outro saiu venceu.
Enfim, se nosso currículo escolar tivesse um horário para amor exigente, possivelmente estaríamos no país mais respeitado no ranking.
Att, Denise Lima Silva.

Leave a Comment

×