Pesquisar
Close this search box.

Artigos

Post: Prevenção à Dependência Química, Como é?

Início
News
Post

Essencialmente prevenção à Dependência Química (DQ) é como prevenção a qualquer doença. Nada tem de original. O desafiador é conscientizar as pessoas da importância de ACEITAR que qualquer um, inclusive os seus, corre risco de pegar esta doença, e faze-las IDENTIFICAR os sinais de alarme que podem levar ao diagnostico precoce e à solução do problema, antes que coisas ruins aconteçam.

Três Pilares sustentam a Prevenção com Amor-Exigente (AE):

1) SENSIBILIZAÇÃO: Fazer com que as pessoas se tornem sensíveis aos problemas gerados pelas drogas na atual cultura e sociedade.

2) INFORMAÇÃO: Com competência e seriedade mostrar a DQ, ensinar a perceber os sinais e sintomas desta doença, e levar as pessoas a buscarem uma permanente ação preventiva em todas as áreas da vida.

3) FORMAÇÃO: Formar as pessoas com o método Amor-Exigente, de modo que seus relacionamentos interpessoais sejam norteados pelos doze Princípios Básicos; os doze Princípios Éticos; a Responsabilidade Social; e a Espiritualidade Pluralista.

No Amor-Exigente, Prevenção é igual a Ação. É preciso prever, intuir situações de risco para prevenir problemas. É preciso educar crianças, adolescentes e jovens criando condições para que não usem, não abusem de drogas e escolham ser livres e integras.

Sabemos, também, que Prevenção se faz sendo Ético, vivenciando Valores, tendo Coerência, desenvolvendo Qualidades.

Quem define a Prevenção de um jeito que reforça o trabalho do AE é o argentino Guilhermo Fernandez D’ Dam. Ele diz:

Prevenir significa agir antes que algo aconteça, para que esse algo não aconteça ou seja modificado. Isso não significa simplesmente informar, ameaçar, proibir, mas promover os meios de possibilitar uma vida saudável.

Conhecer de perto esta doença, assistir às perdas e sofrimento de quem passa por isto, foi que nos levou a colocar a serviço da PREVENÇÃO UNIVERSAL tudo o aprendemos nos Grupos Permanentes de AE.

Com amor,

Mara Silvia.

 

×