Artigo do Padre Haroldo Sobre Maconha!

by Thiago Biancheti

O 2° princípio básico de Amor-Exigente é: HUMANIZADOR. Quem é humano não precisa de maconha e outras drogas. Para alertar os menbros de AE contra a liberação recreativa da maconha escreverei algumas ideias. Maconha faz muito mal. A maconha está no centro de uma grande controvérsia.

Ela é demonizada por uma grande parte das pessoas e idolatrada por outras. Mas nenhum desses lugares-comuns e extremos representa bem seu significado para o homem. Não adianta tentar resolver o debate com as limitações do maniqueísmo simplório. A maconha pode fazer mal para pessoas que a consomem de modo abusivo, pois nenhum comportamento compulsivo é bom, e fumá-la é um comportamento compulsivo.

Como remédio medicinal é vendida em cápsulas e não é preciso fumá-la. Só conseguiremos resolver os problemas causados pelas drogas quando o debate superar preconceitos e se aprofundar de verdade. A maconha destrói a sociedade. É a entrada para drogas mais fortes. A cannabis acompanha a humanidade desde o início da civilização.

Veja abaixo os principais momentos da nossa relação com essa planta. Primeiros registros 10.000 a.C. – Yuan-Chun, China. Uma porcelana com marcas de corda de cânhamo cobrindo a superfície foi encontrada em um sítio arqueológico do período neolítico chinês.

4.000 a. C. – Vila Pan Po, Vale Weishui, China. Foram encontradas fibras de cânhamo impressas em vasos e louças decorativas.

1.000 a. C. – O Atharda Veda, livro sagrado do Hinduísmo, faz referência às alterações mentais causadas pelo “bhang”, bebida psicoativa feita com folhas e flores de maconha.

500 a. C. – Punjab. A tradição budista conta que Sidarta Gautama, o Buda, viveu seis meses alimentando-se exclusivamente de sementes de cannabis. Muçulmanos usam fibras de cânhamo no primeiro moinho de papel da Europa, em Xátiva, Espanha. Até o século 19, a maioria dos papéis do mundo eram feitos de cânhamo. A Bíblia de Johannes Gutenberg, por exemplo, usou essa matéria-prima em 1450.

1932 – Decreto 20.930. É criada a prisão para o uso de maconha no Brasil.

1937 – Nos EUA, o “Ato da Taxa da Maconha” virtualmente proíbe a droga e constrange os médicos a não receitarem mais cannabis.

1938 – O Decreto-Lei 891 aumenta as penas para tráfico no Brasil.

Apesar de a Tailândia ter famosas variedades de maconha, o Sudeste Asiático é a região com o menor consumo no mundo. Lá as pessoas preferem fumar ópio. É interessante observar as consequências negativas da política de legalização das drogas no Colorado e no Uruguai.

Vamos manter essa experiência lá, não em nossas casas!
A prática de yoga dá segurança. Não precisamos de drogas.
“Senhor, que teu amor e Tua luz irradiem através de mim, mas que eu sempre siga a Tua vontade.”

Haroldo J. Rahm, SJ APOT – Instituição Padre Haroldo Tel. (19) 3794-2500 – Campinas – São Paulo – Brasil Fundador do Amor Exigente, Yoga Cristã e TLC Site: www.padreharoldo.org.br Blog do Pe. Haroldo: www.padreharoldo.blogspot.com

Você pode se interessar também por:

9 comments

Marcos Eduardo Bandeira Maia 15 de fevereiro de 2015 - 17:27

Favor me enviar este interessantíssimo. Atenciosamente Marcos

Ronaldo Risseto 5 de junho de 2015 - 21:34

Seria legal vc entrar no http://www.amorexigente.org e clicar no botao LOCALIZE e procurar estado , cidade, bairro…. e encontrará alguma grupo perto de vc…se ainda assim nao conseguir…..ligue para 19. 32522630 e procure a Ana, que te ajudará

sonia 25 de fevereiro de 2015 - 15:20

Tenho convivido de perto com esta situação, e simplesmente drático sua importência diante de tentativas de argumento, rezo todos os dias para que esta angustia não faça parte de mim, mas infelizente ver pessoas que vc ama mt consumindo este de droga, não tem como vc não se sentir magoada, triste por não conseguir reverter o processo, me sinto soznha, me ajoelho e peço Ajuda-me SENHOR JESUS, sozinha não posso mais me salve desse pesadelo, eu creio que para vc não existe o impossível, lembre-se de sua filha..sou grata porque tue existe é meu pai, meu amigo meu irmao continuo aguardando os seus designios e precisando de oração. obg. pela oportunidade de compartilhar minha tristeza.. Com cainho um grande abraço.

Ronaldo Risseto 5 de junho de 2015 - 21:32

Seria legal vc entrar no http://www.amorexigente.org e clicar no botao LOCALIZE e procurar estado , cidade, bairro…. e encontrará alguma grupo perto de vc…se ainda assim nao conseguir…..ligue para 19. 32522630 e procure a Ana, que te ajudará

Claudia Neves vieira 2 de março de 2015 - 20:23

Concordo plenamente, sempre quando dá-lo com alguma família , eu digo não vamos nos testar, ou deixar os nossos ser testados, com as drogas. Tenho 4 filhos , 2 são Adictos e drogas no meu lar , nunca mais.

Ronaldo Risseto 14 de abril de 2015 - 20:01

Feliz por seu retorno e mais feliz por entender que vc continua buscando estar cada vez melhor si mesma.

MARLENE DE FATÍMA EVA 23 de março de 2015 - 23:03

MEU NOME E MARLENE, MORO EM JUIZ DE FORA VI HOJE PELA PRIMEIRA VEZ FALAR DO AMOR EXIGENTE NA TELEVISÃO, ADOREI. GOSTARIA MUITO DE FAZER PARTE DESSA EQUIPE, POIS, ANDO MUITO TRISTE, ESSA DROGA DE DROGA TA ACABANDO COM A VIDA DE MEU FILHO,TA DIFICIL TO PEDINDO AJUDA.

Ronaldo Risseto 5 de junho de 2015 - 21:32

Seria legal vc entrar no http://www.amorexigente.org e clicar no botao LOCALIZE e procurar estado , cidade, bairro…. e encontrará alguma grupo perto de vc…se ainda assim nao conseguir…..ligue para 19. 32522630 e procure a Ana, que te ajudará

Adriana Siqueira 16 de abril de 2015 - 12:09

Muito bom ter esse esclarecimento a respeito do extremismo: nem preconceito, nem idolatria!
Uma nova ótica de informação, isso que precisamos para uma sociedade mais centrada em valores éticos e de amor!
Gratidão!
Adriana Siqueira

Leave a Comment

×