No Dia de Combate ao Fumo, veja o quanto você economizaria largando o vício

by Thiago Biancheti

Sabe aquele seu maço de cigarro que você compra diariamente há 15 anos? Com o total do dinheiro gasto neste tempo, você teria conseguido adquirir um carro de luxo. Fuma há apenas 10 anos? Pois saiba que, sem este vício, já daria para você ter viajado três vezes para a Europa, pagando, inclusive, a passagem de seu acompanhante.

Além de prejudicar sua saúde, visto que os derivados de tabaco são responsáveis por 90% dos diagnósticos de câncer de pulmão, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o vício em cigarros pode estar afetando a realização de seus sonhos.

Um site lançado esta semana para conscientizar as pessoas no Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta terça, mostra ao internauta uma calculadora virtual que aponta, em tempo real, a relação dos custos do consumo de cigarros em comparação a experiências como viagens ou aquisição de bens. A conta leva em conta que cada maço custa R$ 6 –média baseada no preço de marcas variadas disponíveis no mercado.

O que acontece com meu corpo se eu parar de fumar?

Os benefícios na carteira são evidentes, mas para a saúde, mais ainda. E começam a ser sentido apenas 20 minutos após interromper o vício: a pressão arterial volta ao normal e a frequência do pulso cai aos níveis adequados, assim como a temperatura das mãos e dos pés são normalizadas. Em 8 horas, os níveis de monóxido de carbono no sangue ficam regulados e o de oxigênio aumenta.

Passadas 24 horas, o risco de se ter um acidente cardíaco relacionado ao fumo diminui. E, após apenas 48 horas, as terminações nervosas começam a se recuperar novamente e os sentidos de olfato e paladar melhoram. De duas semanas a três meses, a circulação sanguínea progride consideravelmente. Assim, caminhar torna-se mais fácil e a função pulmonar melhora em até 30%.

Entre um e nove meses, os sintomas comuns em fumantes, como tosse, rouquidão, e falta de ar ficam mais tênues. Os cílios epiteliais – localizados na traqueia – iniciam o crescimento e aumentam a capacidade de eliminar muco, limpando os pulmões. Assim a pessoa fica mais disposta para realizar atividades físicas.

Em cinco anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão de uma pessoa que fumou um maço de cigarros por dia diminui em pelo menos 50%. Quinze anos após parar com o vício, especialistas afirmam que torna-se possível assegurar que os riscos de desenvolver câncer de pulmão são praticamente iguais aos de uma pessoa que nunca fumou na vida.

Como parar de fumar?

O mais importante é escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro, que não precisa ser um dia de sofrimento, pelo contrário. A ideia é fazer dele uma ocasião especial. Em uma cartilha que lançou sobre o assunto, e que está disponível na internet, o Inca dá algumas dicas para quem quer largar de vez o cigarro.

De acordo com o Instituto, a pessoa pode escolher duas formas de parar de fumar: imediata ou gradual. No caso da primeira opção, a ideia é deixar de fumar de uma vez só, parando totalmente com o vício de uma hora para outra. Já se a opção for a parada gradual, o método pode ser utilizado de duas formas:

• Reduzindo o número de cigarros diários, um pouco a cada dia;
• Adiando a hora em que vai fumar o primeiro cigarro do dia para um horário pré-determinado, até chegar o momento em que você não fumará nenhum mais. A meta é gastar até duas semanas neste processo. Que tal começar hoje?

Fontes: UOL

Você pode se interessar também por:

1 comment

renata 20 de dezembro de 2017 - 10:34

Parei de fumar e isso realmente mudou minha vida hoje sou outra pessoa respiro melhor,até minha aparência mudou site muito bom.

Leave a Comment

×