Ministro da Cidadania promete tolerância zero contra as drogas

by Thiago Biancheti

Em entrevista ao jornal Zero Hora, o Ministro da Cidadania, Osmar Terra, falou sobre o combate ao uso de drogas.

 

O Ministério da Cidadania também ficará responsável pelo combate ao uso de drogas. O senhor é contra a descriminalização. Como o assunto deverá ser abordado?

Eu acho que tem que ter tolerância zero contra as drogas. Elas causam dano irreparável. A alteração que a droga produz no cérebro, e eu falo como médico e como quem tem mestrado na área de neurociência, são danos permanentes. Elas têm efeitos agudos, mas com o tempo vão deteriorando o cérebro. Então, elas são um problema gravíssimo de saúde pública e de segurança.

O que seria agir com tolerância zero? Seria um abandono da política de redução de danos?

A redução de danos não faz a pessoa parar de usar a droga. Ela até estimula que a pessoa use. O usuário fuma crack, mas não na latinha, tem um cachimbo de vidro. É uma epidemia que continua crescendo. Hoje o crack é três vezes superior ao álcool em auxílio-doença no INSS. Então como você vai trabalhar com redução de danos? Em feminicídio e a violência contra a mulher, 90% dos casos são por uma pessoa, no mínimo, alcoolizada.

Estamos vivendo um período epidêmico. Há oferta exagerada através das fronteiras. Somos vizinhos do Paraguai, um dos maiores exportadores de maconha do mundo. A Colômbia, o Peru e a Bolívia, os maiores exportadores de cocaína. A Bolívia fornece 90% do crack consumido no país. O Brasil está vivendo uma epidemia, acompanhada de epidemia de violência. A tolerância zero é reduzir isso a zero.

Alguns especialistas no assunto afirmam que a repressão às drogas toma muito tempo da polícia, que fica sem tempo de investigar crimes mais violentos. O senhor concorda?

Isso é uma bobagem. Estão vendendo historinha de ficção que não tem comprovação em nenhum lugar. Eu trabalho com comprovação. Eles dão opinião. Não têm vivência. Eu estive no front da luta contra as drogas. Eu vi os caras morrendo de crack, eu vivi o drama deles, as famílias desesperadas. O que tem que ficar claro é o seguinte: onde funciona liberar droga no mundo? Por que o mundo todo proibiu? Essas perguntas é que ficam sem resposta nesse raciocínio. A polícia tem que se ocupar, sim, porque isso é a causa da violência, da desagregação das famílias. É tarefa da polícia. Ela tem que ter liberdade, ter efetivo e prisão para traficantes.

Leia a entrevista completa no site do Zero Hora.

Você pode se interessar também por:

1 comment

débora cristina 23 de janeiro de 2019 - 12:49

o que me preocupa é de que tolerância zero estamos falando. Vamos separar o usuário do traficante, ou simplesmente botamos todo mundo dentro do mesmo saco?

Leave a Comment

×