Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Post: “Internet Addiction” ou Dependência da Internet

Início
News
Post

Whatsapp, Messenger, Instagram, Facebook, Snapchat, Dropbox, Tablet, IPed, Smartphone são alguns dos termos do real imaginário virtual que está presente no hodierno dia a dia do convívio familiar, para se comunicar ou como forma de entretenimento. Mas e quando este uso habitual pode transformar-se em dependência?

 A dependência tecnológica ou da internet, como alguns preferem denominar, é um fenômeno extremamente recente e é um assunto com escasso conhecimento mas que apresenta sintomas muito similares à dependência de substâncias psico-ativas. Não podemos demonizar a Internet e a tecnologia, temos que aprender como lidar com ela, há uma grande diferença entre aquilo que é saudável e o prejudicial, ressaltando que, apesar do tempo ser um fator considerável, NÃO É O DETERMINANTE para o estabelecimento da dependência da internet… é saber como usar e não o quanto usar.

viciado-internet-vicio-computador-rede-teia-aranha-1345486455901_956x500-758x396O uso excessivo, compulsivo ou problemático segue critérios diagnósticos formulados em 1996 por Young, utilizando com parâmetro um conjunto de critérios adotados pelo DSM-IV, o Manual Diagnóstico de transtornos Mentais, a Bíblia da Psiquiatria e, caso se identifique 5 ou mais, configura-se a “Internet Addiction” ou Dependência da Internet, e são eles:

1) Preocupação excessiva com a Internet
(2) Necessidade de aumentar o tempo conectado (on-line) para ter a mesma satisfação
(3) Exibir esforços repetidos para diminuir o tempo de uso da Internet
(4) Apresentar Irritabilidade e/ou depressão
(5) Quando o uso da Internet é restringido, apresenta labilidade emocional (Internet como forma de regulação emocional)
(6) Permanecer mais conectado (on-line) do que o programado
(7) Ter o Trabalho e as relações familiares e sociais em risco pelo uso excessivo
(8) Mentir aos outros a respeito da quantidade de horas conectadas.
 Apesar da discussão, no meio científico, sobre certos itens dos critérios estarem em apreciação ou questionamentos, isto não invalida a existência do transtorno. Algumas pesquisas e estudos apontam alguns indicadores da “Internet Addiction Disorder”, como o da Unidade de Intervenção em Psicologia do IPSA, em Portugal, que revela que 70% de usuários de Internet entre 14 e 25 anos apresentam os sintomas de dependência do mundo digital. No Brasil o Instituto de Psiquiatria da UFRJ aponta que, 45% dos pacientes de 9 a 17 anos, se dedicam de forma excessiva à Internet, em especial aos jogos, e um estudo do Hospital de Clínicas de São Paulo mostra que, entre o público usuário da internet, 10% são dependentes com computadores e 20% com os smartphones.
 Mesmo não havendo estudos que comprovem as causas da dependência da Internet é, segundo os Psicólogos, o consenso das suas consequências, que podem ser: isolamento da família, falta de diálogo, comportamentos violentos, estudos são deixados de lado, amizades são trocadas pelo contato on-line, baixo auto-estima, ansiedade e transtornos obsessivo-compulsivo e de humor.
 A melhor estratégia para evitar este fenômeno recente de adicção é o estabelecimento de horários para se manter conectado, e durante as refeições, a indicação de não usar os aparelhos mobile e, sim, usar este tempo para o diálogo pois as crianças precisam brincar com os amigos, jogar bola, conhecer a natureza, sujarem-se na terra e esparramarem-se na grama, subirem em árvore, ralarem o joelho,aprenderem a Viver e gostar da VIDA em sua simplicidade.

FONTE- PARANÁPORTAL
×