Pesquisar
Close this search box.

Artigos

Post: FAZER HOJE PARA A DIGNIDADE DO AMANHÃ

Início
News
Post

A partir da proposta base do Programa Amor-Exigente, nasceu o Amor-Exigentinho com o intuito de acolher crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, incentivando-os a um trabalho de construção da autonomia e de escolhas saudáveis.

Nessa atuação de educação preventiva a comportamentos inadequados e às drogas, trabalhamos valores para uma maior qualidade de vida, com ética, convívio harmonioso com as diferenças e também para desenvolver talentos como forma de elevar a autoestima.

O Programa, alicerçado pelos 12 Princípios Básicos, 12 Princípios Éticos, Espiritualidade Pluralista e Responsabilidade Social, segue a metodologia do AE, com partilhas e metas adequadas às atividades lúdicas, como músicas, literatura, jogos, entre outros, referentes às diversas faixas etárias. Essas estratégias também são utilizadas no cultivo da espiritualidade, como incentivo a terem contato com valores essenciais como a serenidade, a solidariedade e o amor, entre outros; estimulando-os a tomarem atitudes positivas.

Nos encontros, as crianças e os adolescentes estabelecem metas e compromissos com a mudança de comportamento. A partir da proposta de cada um para a sua vida; embora, algumas vezes sejam trabalhadas também metas grupais; o objetivo a ser alcançado é sempre fruto de uma reflexão conjunta e versa sempre em torno de questões, tais como: “O que farei diferente para me tornar melhor nesta semana?”, “Como vou me comportar em relação a minha família e a minha escola?”.

Os aplicadores do programa devem passar pelos 15 encontros de vivência na proposta do AE, como capacitação para o trabalho. A prevenção do Amor-Exigentinho prioriza a habilidade de lidar com problemas e escolhas e desenvolve a capacidade de resistir às pressões grupais, oferecendo-lhes, portanto, instrumentos para se distanciarem de tudo o que os torna vulneráveis à violência, às drogas, crimes e corrupções.

A proposta do Amor-Exigentinho pode ser trabalhada com crianças e adolescentes que:

  • Acompanham os familiares nos grupos permanentes e nos grupos de prevenção;
  • Pertencem a ONGs e/ou a Igrejas que estabelecem parceria com o Amor-Exigente;
  • São envolvidos por programas sociais, que visam diminuir situações de risco;
  • São alvo de cuidados de empresas que exercem a Responsabilidade Social;
  • São encaminhados pelo Conselho Tutelar, Promotoria e Juizado da Vara da Infância.

O Amor-Exigentinho é um espaço de acolhida e de ajuda mútua. Acreditamos que podemos fazer a diferença e queremos que as nossas crianças e os nossos adolescentes fiquem não só longe das drogas, mas que também tenham suas consciências ampliadas na consideração ao outro, convívio social e que possam ter uma vida digna, harmoniosa e construtora da paz. Estamos fazendo a nossa parte!

Por Therezinha Maydana, Voluntária do Amor-Exigentinho, Santa Maria/RS – edição n° 207 da REVISTAE – Dezembro/2016.

×