Estado e Município integram regulação de leitos para dependentes químicos

by Thiago Biancheti

A Prefeitura e o Governo do Estado decidiram, durante uma reunião realizada nesta terça-feira (30), integrar a regulação de leitos para internação psiquiátrica de dependentes químicos. Com isso, os leitos de estado e município estarão disponíveis conjuntamente para atendimento dos pacientes da Nova Luz. Participaram do encontro representantes dos projetos Redenção e Recomeço.

Como parte das iniciativas, a cidade de São Paulo criou 290 leitos para desintoxicação, que se somarão às 3 mil vagas do Estado. Os leitos serão disponibilizados nos hospitais Casa de Saúde São João de Deus, Cantareira e Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, que tiveram o convênio com a Prefeitura reativados. Com eles, o município poderá integrar os serviços já existentes de atendimento aos dependentes.

Pacientes em surtos psicóticos passarão por avaliações das equipes multidisciplinares. Serão feitos ajustes nos protocolos de atendimento para que cada situação receba o tratamento mais adequado, sempre de forma clara, objetiva e dentro da lei.

A ideia deste trabalho é fazer com que os tratamentos tenham começo, meio e fim, com toda reabilitação necessária dos dependentes químicos. Para garantir a autonomia dos pacientes, serão disponibilizadas, por meio do programa Trabalho Novo, vagas de emprego a esta população.

Este foi o primeiro encontro do Comitê de Coordenação Conjunta do Redenção e do Recomeço, criado com o objetivo de integrar as atividades municipais e estaduais, além de aprimorar as ações desenvolvidas para o tratamento de dependentes químicos pelos programas. Participam dele os secretários David Uip (estadual de Saúde), Wilson Pollara (municipal de Saúde), além de psiquiatras e especialistas de diferentes áreas assistenciais e de saúde.

Fonte: Site da Prefeitura de São Paulo

Você pode se interessar também por:

Leave a Comment

×