CRISE NO CASAMENTO GEROU UMA NOVA RELAÇÃO

by Thiago Biancheti
Crise no casamento resolvido com Amor-Exigente

Parece loucura pensar que podemos tirar proveito de uma crise, afinal, crise traz desconforto, medo e muitas vezes dor. Em momentos de crise, nos deparamos com frases de incentivo que nos dizem que “tudo passa”, “vai ficar ainda melhor”, “tudo terminará bem”.

Não acreditamos que o tempo é o remédio para tudo, mas as nossas ações bem planejadas, sim. Elas podem curar, atingindo a raiz do problema. Para nós, família Amor-Exigente, quando preparamos a crise sabendo que ela vai acontecer, nos fortalecemos para tirar proveito desse momento delicado.

Como gosto de exemplos, aqui vai a história do casal Marcia e Marcelo. O casamento estava complicado. Ele estava desempregado há 10 anos e vivia desmotivado consigo próprio, vivia mal-humorado e até era agressivo com Marcia. Ela nunca deixava faltar nada em casa e dava carta branca para o marido usar o dinheiro da família como quisesse. Achava que assim, ela estava fazendo o melhor para que ele se sentisse confortável financeiramente e com a autoestima alimentada. O fato é que aparentemente isso até acontecia. Ele achava que escondia bem seu sentimento de fracasso tentando se fazer de “o dono da bola”. Ele comprava o que queria, investia naquilo que achava melhor e até ousava em controlar o dinheiro que Marcia gastava com suas necessidades pessoais. Quanto mais ele fingia para todos e para si mesmo, mais ele se acomodava. Marcia crescia profissionalmente e supria suas necessidades emocionais trabalhando excessivamente. Marcelo sentindo-se inferiorizado, pois não conseguia valorizar sua esposa. O distanciamento emocional foi inevitável. Ele a enxergava como rival, se irritava com as conquistas dela e ela já não tinha mais admiração por ele. O relacionamento entrou em crise. Muitos conselhos foram dados. Alguns a encorajavam à separação, outros diziam que ia passar. O sofrimento de ambos afetava seus filhos e a família não funcionava mais.

Foi nesse momento tumultuado que ela conheceu o Amor-Exigente. Desistir dele não foi a escolha dela, mas desistir daquele tipo de relação sim. Marcia provocou uma crise.

Ela resolveu ter uma conversa franca, falou sobre como se sentia e decidiu que ela iria administrar a casa e o dinheiro que recebia sozinha para que ele pudesse se dedicar a si em busca de crescimento pessoal e profissional. Marcia colocou prazo para que ele mudasse de vida e arranjasse um emprego. Deixou claro que essa seria a condição para continuarem juntos.

Crise instalada, porém, como foi planejada, tudo correu como Marcia previa. Marcelo se viu numa situação que jamais imaginou. Aceitou a separação achando que ela iria recuar na decisão, mas ela se manteve firme, deixando claro que aquela relação não fazia mais sentido para ela. Dizendo que o amava, mas não aceitava o que ele estava fazendo. Marcelo tentou reagir e manipular de todas as formas, mas ela se manteve firme. Entendendo que ela não voltaria atrás, ele decidiu buscar ajuda e mudar seu comportamento. O comodismo dele, que gerava desconforto em ambas as partes, deu lugar a uma vontade de viver e encontrar realização pessoal e profissional. O emprego apareceu em menos de 10 dias e até tratamento emocional ele decidiu fazer…

A crise resultou numa relação nova. Marcelo era um novo homem e, quando chegou o tempo oportuno, eles reataram o casamento. Marcia voltou a admirá-lo, ambos estavam cada vez mais seguros. Eles entendem hoje que a crise pode trazer consequências positivas e vivem com atenção para não recaírem no comportamento que quase os levaram a se perderem um do outro. Eles têm diferenças, mas cada um assumiu seu papel diante da vida.

Por Claudia Tenório, apresentadora da RedeVida e voluntária do Amor-Exigente – edição n° 215 da REVISTAE – Agosto/2017.

Você pode se interessar também por:

Leave a Comment

×