Grupos de Cônjuges de Amor-Exigente

by Thiago Biancheti

Há mais de 35 anos atuando com famílias de usuários de álcool e outras drogas e observando as especificidades de cada subsistema familiar, o Amor-Exigente criou estratégias para atuar com a família em sua integralidade.

Os grupos recebem todos os membros de uma família que desejem apoio para melhorar suas relações com seus entes queridos. Porém, para atuar de forma mais assertiva com as questões que se apresentam em cada subsistema, o grupo se divide em outros grupos de acordo com a relação a ser amparada.

Nos Grupos de Cônjuges, homens e mulheres que vivenciam relacionamentos amorosos com usuários de álcool e outras drogas (namorados, noivos, parceiros, cônjuges) , encontram espaço para compartilhar suas experiências e dificuldades presentes neste tipo de relacionamento.

Muitos, já separados de seus entes usuários, percebem que a forma de se relacionar (por vezes destrutiva, tóxica e abusiva) também lhes pertence, visto que uma relação é composta de ambas as partes. Assim, buscam no grupo, novas maneiras de se relacionar, de forma saudável, para não repetirem a dinâmica em outros relacionamentos.

Outro aspecto importante abordados nos Grupos de Cônjuges são as relações com os filhos destes casais. Os sistemas conjugais adoecidos comprometem as dinâmicas relacionais com seus filhos, enquanto que os pais saudáveis poderão ofertar qualidade de vida para as futura gerações.

Todas estas questões, diferentes das apresentadas por pais ou mães de usuários que participam dos grupos de AE, podem ser abordadas de forma específica nos Grupos de Cônjuges de AE.

×