Pesquisar
Close this search box.

Artigos

Post: A importância da vida e da liberdade (isto é história)

Início
News
Post

O trabalho chega até perto do Natal. O Ano Novo, comemorado com festas e férias, nos aproxima da grande festa nacional, o carnaval, esperado e aproveitado, de um jeito ou de outro, por todos nós.

Só em março, o ano começa de fato em nosso belo Brasil. Aí bem no oitavo dia do mês, comemora-se o Dia Internacional da Mulher.

Que bom termos a oportunidade de homenagear as centenas e centenas de mulheres voluntárias que, no Amor Exigente, através dos grupos de apoio, realizam sua grande missão: Dar Vida, Vida Nova e estimular a educação para a vida. E, hoje, mais do que nunca, estamos conscientes de nossa responsabilidade.

Também temos plena consciência da importância do novo, do moderno, do que vem para acrescentar e enriquecer, na arte, na cultura, no lazer e na própria vida.

Entretanto, não podemos e não queremos afrouxar o valor de nossos princípios éticos, da moralidade sadia, da cidadania e da espiritualidade. Tudo com bom senso, responsabilidade social, justiça e paz.

Refletir. Questionar para só então nos posicionarmos. Esta é a proposta do Amor Exigente.

Sei que tentamos aplicar esta postura a cada nova situação. Objetivamente, temos como meta permanente das ênfase, reforçar, revigorar a ação coletiva em busca do respeito, da harmonia, da qualidade de vida para todos. Estamos convencidos de que só assim nos alicerçamos na realidade, para ajudarmos nas necessidades urgentes da família e da humanidade no mundo atual.

O autoritarismo e o individualismo ficaram para trás.

Agora, não perdemos mais de vista as pessoas que amamos e aprendemos que é absolutamente essencial resolver nossos conflitos, assim como é essencial nos conhecermos e aos nossos amados, levando-os a se conhecerem também.

De tal forma que uma competência, um ofício sejam desenvolvidos e utilizados para todos nos mantermos com nossos próprios recursos. Podemos e, muitas vezes, precisamos falar tudo o que trazemos no coração e isso só depende do jeito como falamos. Temos que nos lembrar sempre: perda, dor versus vitória e alegria fazem parte da vida. São universais e não vamos nunca impedir que coisas ruins nos aconteçam. Está claro que ninguém é melhor que ninguém. O que conta mesmo é o que fazemos com nossas escolhas ou o que escolhemos?

Para escolher lucidamente, aí vão algumas dicas:

Medo de nada, como diz Padre Haroldo.

Fé, fé em Deus, sim, porém confiança em nós e em nossos filhos. E, ouvindo, conversando, estabelecendo vínculos verdadeiramente respeitosos e afetivos, mostramos modelos de amor à vida e à liberdade, que falam mais alto do que todas as outras coisas.

Temos mesmo que comemorar a mulher brasileira, a mulher que no Amor Exigente está cada vez melhor.

Parabéns! Parabéns pelo Amor Exigente que é uma grande escola que dá certo!

Contamos com você.

Conte conosco também.

Mara Silvia Menezes

×